Na MWC 2024, inteligência artificial ainda fica nas entrelinhas
Cem milhões de smartphones com tecnologia IA devem ser vendidos em 2024
![](https://classic.exame.com/wp-content/uploads/2024/02/GettyImages-2035355201.jpg?quality=70&strip=info&w=1024)
Repórter
Publicado em 29 de fevereiro de 2024 às 05h00.
Chega nesta quinta-feira, 29, o último dia do Mobile World Congress ( MWC 2024 ) em Barcelona. De laptop transparente a celular que dobra no pulso, os corredores da feira estavam repletos de novos modelos e protótipos do que está por vir no mercado. E, mesmo sendo a bola da vez, a inteligência artificial (IA) ficou de fora (ou não foi a protagonista) na maioria dos anúncios das fabricantes de smartphones.
Segundo a empresa de análise Counterpoint, 100 milhões de smartphones com tecnologia IA já devem ser vendidos em 2024 , com uma estimativa de 522 milhões até 2027.
Para referência, dados do IDC indicam que somente a Apple registrou 234,6 milhões deunidades enviadasem 2023. A Samsung, que acaba de lançar o Galaxy S24 com ferramentas de IA, contabilizou 226,6 milhões.
Mesmo com o potencial em vendas, há uma sensação de timidez na MWC 2024. Enquanto gigantes como Google e Microsoft só falam de IA e quase diariamente anunciam novidades, as chinesas Xiaomi e Huawei usaram de seu espaço no evento para anunciar um smartphone com câmera avançada e destaques ao 5.5G, respectivamente.
A Samsung, por exemplo, lançou o S24 Ultra já com ferramentas de IA, mas destacou um protótipo de anel inteligente que não tem qualquer previsão de chegar ao mercado. Mesmo o conceito dependendo de inteligência artificial, faltou focar no que é concreto e já está nas prateleiras.
Na feira de tecnologia CES 2024, um dos maiores destaques foi o R1, da startup Rabbit , um assistente de inteligência artificial (IA) portátil que quer ser a extensão do smartphone.
Vale ressaltar que, após um aumento em 2021 impulsionado pela demanda reprimida durante o auge da pandemia, o mercado de smartphones experimentou uma queda de 12% em 2022, conforme indicado pela Canalys. No último ano, as vendas alcançaram 1,14 bilhão de unidades, representando uma diminuição de 4%.
Apesar da redução geral nos envios de smartphones em 2023 em comparação com 2022, há sinais de recuperação no mercad o. O IDC relatou um crescimento anual de 8,5% no quarto trimestre, enquanto a Canalys registrou um aumento de 8% após sete trimestres consecutivos de declínio.
Esse panorama sugere uma possível retomada do setor após um período de retração. Apesar de não parecer que a IA não é protagonista, ela já aparece no enredo de várias fabricantes e empresas de tecnologia. Veja as principais novidades de IA na MWC 2024:
Destaques em IA na MWC 2024
- A chinesa Xiaomi anunciou uma versão mais refinada dos smartphones Xiaomi 14 e 14 Ultra. A câmera é o principal foco dos produtos, e conta com 4 modelos de inteligência artificial que auxiliam no momento de fotografar
- O Magic6 Pro da Honor também terá uma câmera alimentada por IA, com uma ferramenta que antecipa movimentos na câmera para facilitar a captura de imagens em alta definição. Segundo a empresa, o dispositivo incorpora o modelo de IA Llama 2, da Meta, semelhante ao ChatGPT
Xiaomi 14 e 14 Ultra: smartphones são destaque pelas câmeras
- A Intel planeja ter 100 milhões de PCs com IA até o próximo ano, segundo o vice-presidente David Feng. Somente para isso, a companhia produzirá 40 milhões de CPUs em 2024. O conceito “AI PC” inclui o novo botão Copilot da Microsoft, além de processadores Intel Core Ultra com GPUs integradas.
- A Oppo lançou o Air Glass 3, protótipo do próximo par de óculos inteligentes de IA. Eles se conectam aos smartphones da marca e o estilo é semelhante ao Meta Ray-Ban, indicado na foto abaixo. Em ambos, é possível olhar para algo e pedir para o óculos (através do comando de voz) fornecer mais contexto sobre o que está sendo visto.
Óculos inteligentes Meta Ray-Ban: produto ainda não está disponível no Brasil (Ray-Ban/Divulgação)
- A americana Qualcomm anunciou o Fast Connect 7900, chip de IA que permite a configuração automática de diversos monitores (como rapidamente integrar a tela do tablet ao computador); rastreamento de dispositivos e até o desbloqueio automático de um laptop por proximidade. Só é necessário um chip para conectar várias telas.
- Ela também anunciou o modem Snapdragon X80, a sétima geração de sua solução 5G de modem com antena. Nesta edição, o modem conta com um acelerador que "potencializa a otimização de IA", segundo a companhia. Ainda em fase teste, os dispositivos estão previstos para serem lançados no segundo semestre de 2024.
- Talvez o conceito mais interessante anunciado durante a MWC 2024 seja o protótipo da Deutsche Telekom de um smartphone de IA que não precisa de aplicativos. Em parceria com a Qualcomm e a Brain.ai, a Telekom quer desenvolver o "AI Phone": a ideia é abandonar os aplicativos externos e criar um smartphone que reserve voos, escreva mensagens e muito mais somente por comando de voz.