Inteligência Artificial

Apple quer reformular Macbooks com chips projetados para inteligência artificial

Empresa planeja lançar mais computadores com o chip M4 ao longo de 2025

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 12 de abril de 2024 às 09h18.

Última atualização em 12 de abril de 2024 às 09h19.

A Apple está se preparando para reformular toda a sua linha de computadores com uma nova família de processadores projetados para destacar a inteligência artificial. As informações são da Bloomberg.

A empresa, que lançou seus primeiros Macs com chips M3 há cinco meses, já trabalha no processador M4. O novo chip virá em pelo menos três tipos, e a Apple busca atualizar todos os modelos de Mac com ele.

Os novos Macs estão sendo lançados em um momento complicado. Depois de atingir o pico em 2022, as vendas de Macs caíram 27% no último ano fiscal, que terminou em setembro.

Já no fim e começo de 2024, a receita da linha de computadores ficou estável. A Apple tentou dar nova vida ao negócio de computadores com um evento de lançamento focado no M3 em outubro passado, mas esses chips não trouxeram grandes melhorias de desempenho em relação ao M2 do ano anterior.

A Apple também está tentando recuperar o atraso em IA, onde é vista como uma retardatária em relação à Microsoft e Google. Os novos chips fazem parte de um esforço mais amplo para incorporar recursos de IA em todos os seus produtos.

A Apple pretende lançar os computadores atualizados no final deste ano e no início do próximo ano. Haverá novos iMacs, um MacBook Pro de 14 polegadas com um custo mais baixo, MacBook Pros de 14 e 16 polegadas de alto nível e Mac minis - todos com chips M4.

A mudança marcará um cronograma de atualização rápida para o iMac e o MacBook Pro, já que ambas as linhas foram atualizadas apenas em outubro. O Mac mini foi atualizado pela última vez em janeiro de 2023.

A Apple planeja dar continuidade com mais Macs M4 ao longo de 2025. Isso inclui atualizações para o MacBook Air de 13 e 15 polegadas, o Mac Studio no meio do ano e o Mac Pro no final de 2025. O MacBook Air recebeu o chip M3 no mês passado, enquanto o Mac Studio e o Mac Pro foram atualizados com processadores M2 no ano passado.

Acompanhe tudo sobre:Apple

Mais de Inteligência Artificial

Reddit anuncia parceria de conteúdo com a OpenAI e ações sobem 15%

Ilya Sutskever, cofundador da OpenAI (ChatGPT), anuncia saída da empresa

Google anuncia ferramentas de criação para vídeos, imagens e música

Tudo com IA: a nova busca do Google muda a forma como usamos a internet

Mais na Exame