Carateca brasileira é ouro na Premier League de Istambul
Valéria Kumizaki vence a chilena Valentina Toro Meneses neste domingo e está na disputa por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio
Ivan Padilla
Publicado em 14 de março de 2021 às 15h38.
Última atualização em 14 de março de 2021 às 15h38.
Na manhã deste domingo (14), a carateca brasileira Valéria Kumizaki venceu a Premier League de Istambul na categoria até 55kg. Na decisão, a bicampeã pan-americana passou pela chilena Valentina Toro Meneses, atual líder do ranking mundial sub-21. Mas o duelo foi muito equilibrado. A paulista pulou na frente no placar com um yuko faltando 59 segundos para o final. E, a apenas nove segundos do encerramento, a oponente empatou a luta. Depois do placar final apontar 1 a 1, a brasileira foi declarada vencedora por ter feito o primeiro ponto do duelo.
O mundo segue mudando. Siga em evolução com a EXAME Academy
No caminho até o título, Valéria Kumizaki bateu a suíça Melinda Michel na primeira luta por 4 a 0. Na sequência, derrubou a Sabina Zakharova, do Cazaquistão, por 1 a 0. Na terceira luta, a adversária foi a anfitriã Tuba Yakan. Placar ficou em 2 a 1 para a Valéria. E, na semifinal, a atleta de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, venceu a polonesa Dorota Banaszczyk, campeã mundial, por 2 a 0.
Depois da competição da Turquia, o circuito seguirá com a etapa de Lisboa. A capital portuguesa receberá entre os dias 30 de abril e 2 de maio a etapa da Premier League que substituirá o torneio de Rabat, no Marrocos. O evento africano estava programado para março de 2020, mas foi adiado por causa da pandemia e agora está agendado para o mês de outubro, depois da Olimpíada de Tóquio .
Além dos torneios oficiais do circuito mundial da Turquia e de Portugal, ainda devem contar pontos para o ranking olímpico, que fecha no final de maio, o Campeonato Europeu (em maio na Croácia). O Pan-Americano Sênior, previsto para ocorrer de 24 a 30 de maio em Curaçao, valerá apenas para o ranking mundial. Os pontos conquistados nesse torneio não contarão para a corrida olímpica.
Atualmente, Valéria é a 17ª colocada no ranking olímpico da categoria até 55 kg. A atleta deve brigar pela vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio no Qualificatório Mundial, previsto para ocorrer entre os dias 11 e 13 de junho em Paris. Três vagas estarão em jogo no torneio francês. Outra chance da brasileira é se garantir no Japão através do ranking continental.
Vinícius Figueira, o outro brasileiro na disputa, acabou sendo eliminado por Assylbek Muratov, do Kazaquistão, por 1 a 0 na primeira luta da categoria até 67kg.
Nos Jogos de Tóquio, no kumite, (combate) , serão disputadas três categorias no masculino (-67 kg, -75 kg e +75 kg). Entre as mulheres, as categorias serão -55kg, -61kg e +61kg. Ocorrerá também a competição de kata (técnicas de ataque e defesa simuladas).