Future of Money

Sony vai lançar o "Soneium", sua rede blockchain própria ligada à Ethereum

Gigante da área de mídia e tecnologia deve lançar versão de testes do projeto ainda no mês de agosto e buscará atrair usuários

Sony tem investido em iniciativas no mundo cripto (Toru Hanai/Reuters)

Sony tem investido em iniciativas no mundo cripto (Toru Hanai/Reuters)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 23 de agosto de 2024 às 12h01.

A Sony anunciou nesta sexta-feira, 23, que vai lançar sua rede blockchain própria, a Soneium. A expectativa é que a versão de testes do projeto seja lançada ainda em agosto, "nos próximos dias", e a iniciativa estará ligada à Ethereum, funcionando como uma rede de segunda camada.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, o blockchain da Sony foi construído por meio da OP Stack, um conjunto de ferramentas lançado pela rede Optimism que busca facilitar a criação de outras redes blockchain de segunda camada, que por sua vez ficam ligadas entre si formando uma "Superchain".

A OP Stack também foi usada na criação da Base, a rede da corretora de criptomoedas Coinbase, e da World Chain, do projeto Worldcoin. Já no caso da Soneium, o projeto foi desenvolvido pela Startale Labs, que recebeu um investimento de US$ 3,5 milhões da Sony em 2023.

Com o lançamento, a Startale Labs informou que vai concentrar seu foco de atuação na Soneium, abandonando outros projetos que desenvolvia no mundo das criptomoedas. Sota Watanabe, CEO da empresa, disse que o foco no primeiro ano da rede será atrair novos usuários.

"O primeiro ano será sobre a integração de pessoas da Web3, porque em termos de tecnologia e comunidade, é um pouco cedo para integrar os usuários em geral. E então na fase dois, dentro de dois anos, iremos integrar produtos da Sony, como Sony Bank, Sony Music, Sony Pictures e assim por diante. Portanto, gostaríamos de integrar a tecnologia Web3 e blockchain aos produtos da Sony", revelou.

"E em três anos, gostaríamos de integrar não apenas a Sony, mas também todas as empresas e todos os aplicativos descentralizados em geral", disse Watanabe. Ele ressaltou, ainda, que a Sony buscará atrair "o maior número possível de empresas" para a rede ainda no primeiro ano de lançamento.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir.  

Sony e cripto

O lançamento de um blockchain próprio é mais um passo na jornada de imersão da Sony no mundo cripto. Em julho deste ano, a gigante do mundo da mídia e da tecnologia anunciou que pretende lançar uma corretora de criptomoedas própria no Japão, após adquirir a exchange falida Whalefin.

Já em abril de 2024, a empresa também anunciou testes para a criação de uma stablecoin própria pareada à moeda japonesa, o iene, e que será hospedada na rede Polygon. Há chances, porém, que o projeto seja transferido para a Soneium após o lançamento da rede.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:SonyBlockchainEthereum

Mais de Future of Money

Ideias a preço de banana e vice-versa

Nada de bitcoins, a bola da vez são as altcoins

Lefosse: regulação de stablecoins "dificilmente agradará a todos" e segregação não deve sair em 2025

BlackRock diz que alocação de 1% a 2% para bitcoin em portfólios é "razoável"