Future of Money

‘Primeiro IA e depois cripto’: presidente da SEC revela prioridades para regulação nos EUA

Gary Gensler mencionou as novas tecnologias em seu último discurso, sinalizando que a inteligência artificial terá prioridade da autarquia

O que é a SEC? (Getty/Getty Images)

O que é a SEC? (Getty/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 4 de agosto de 2023 às 12h04.

Última atualização em 4 de agosto de 2023 às 12h11.

Depois de muito polemizar quanto à regulação do mercado de criptomoedas nos Estados Unidos, Gary Gensler, o presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês), afirmou que a prioridade da autarquia na verdade é outra: a inteligência artificial (IA).

IA é prioridade

De acordo com o presidente da SEC, IA é a “tecnologia mais transformadora desta geração” e por isso apresenta desafios e oportunidades significativos para o mercado e reguladores.

Depois do sucesso de programas como o ChatGPT, a inteligência artificial virou o grande assunto de 2023, atraindo grandes empresas como o Google, que já lançou seu concorrente para o ChatGPT, chamado de Bard. No entanto, a nova tecnologia também desperta preocupações sobre a proteção de dados e até mesmo uma possível substituição de humanos em muitos cargos.

  • O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

“Primeiro, teremos a auditoria da inteligência artificial. Podemos chegar às criptomoedas mais tarde”, disse Gensler em seu último discurso.

Desafios na regulação cripto nos EUA

Para o presidente da autarquia americana, a inteligência artificial pode gerar novos riscos de coordenação, manipulação, viés e responsabilidade no sistema financeiro. Por isso, disse ele, a SEC deve acompanhar o ritmo acelerado da inovação.

Apesar da intenção de se manter no ritmo da inovação, os EUA acabam ficando para trás quando o assunto é a regulação do mercado de criptomoedas. Enquanto muitos países da Europa e incluindo o Brasil, já aprovaram leis para regular o setor, os EUA ainda não caminharam sobre o tema.

Gensler é um defensor de que a maioria das criptomoedas são um valor mobiliário e por isso deveria ser enquadrada nas leis que já existem para este tipo de ativo. Nesse sentido, a SEC processou empresas como Ripple, Coinbase e Binance, tendo uma derrota significativa no primeiro processo recentemente.

O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:SECInteligência artificialCriptomoedas

Mais de Future of Money

Stablecoins: o dólar digital sem fronteiras?

ETFs de cripto: entendendo a tese de investimento em ativos digitais para 2025

Fundador do LinkedIn diz que bitcoin valerá US$ 200 mil em 2025 e que investiu no ativo em 2013

"Drex é o início da tokenização do sistema bancário", diz Campos Neto em despedida do BC