Future of Money

Mercado de criptomoedas está preparado para recuperação, aponta relatório

Analistas da corretora Gemini acreditam que adoção crescente em grandes mercados deve beneficiar ativos digitais

Criptomoedas: mercado está preparado para recuperação (Reprodução/Reprodução)

Criptomoedas: mercado está preparado para recuperação (Reprodução/Reprodução)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 10 de setembro de 2024 às 14h01.

Tudo sobreCriptomoedas
Saiba mais

A corretora de criptomoedas Gemini divulgou um relatório nesta terça-feira, 10, em que avalia que o mercado cripto está "preparado" para iniciar um movimento de recuperação após as quedas registradas desde que o bitcoin atingiu um novo pico de preço - de US$ 73 mil - em março deste ano.

O motivo, segundo analistas, é a crescente adoção dessa classe de ativos em grandes economias. Na França, por exemplo, a parcela de investidores nesse mercado cresceu de 16% em 2022 para 18% em 2024. Já nos Estados Unidos e no Reino Unido, ela se manteve estável em 21% e 18%, respectivamente.

Para a Gemini, a "falta de uma clareza regulatória" continua sendo uma barreira para uma adoção maior da classe de ativos. Nos EUA e no Reino Unido, por exemplo, 38% dos entrevistados que não investiam em criptomoedas atribuíram a decisão a preocupações com questões regulatórias.

Ao mesmo tempo, a pesquisa da corretora indica que os ETFs de ativos digitais lançados nos Estados Unidos estão ajudando a intensificar a adoção e ganhando cada vez mais relevância no mercado: entre os investidores de cripto nos EUA, 37% possuem exposição a esses ativos por meio de ETFs.

Outro achado do estudo é que os próprios investidores de criptomoedas estão interessados em expandir seus investimentos no segmento. Segundo a pesquisa, a maioria dos entrevistados planeja alocar 5% ou mais do seu patrimônio em ativos digitais nos próximos anos.

Quando perguntados sobre o motivo para investirem em ativos digitais, 38% dos entrevistados disseram que veem o grupo como uma classe de ativos de proteção contra inflação. O motivo mais citado - por quase dois terços dos entrevistados - é o de investimento com foco no longo prazo.

Na visão da Gemini, a combinação desses elementos indica que o mercado de investidores de varejo segue interessado nas criptomoedas e pode estar se posicionando para retomar investimentos no setor, o que permitiria uma nova alta do bitcoin e outros ativos em um futuro próximo.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

Austrália processa Binance por expor clientes a "produtos de alto risco"

ETFs de bitcoin podem chegar ao triplo do valor dos ETFs de ouro, diz Bloomberg

Governo dos EUA sanciona operação de lavagem de dinheiro com cripto apoiada pela Coreia do Norte

Metaplanet vê ações despencarem após anunciar novo foco em compra de bitcoin