Future of Money

Liquidez no mercado de criptomoedas meme atinge maior nível da história

Especialistas apontam que maior liquidez no segmento ajuda a reduzir risco para investidores

Criptomoedas meme voltaram a disparar no mercado (Reprodução/Reprodução)

Criptomoedas meme voltaram a disparar no mercado (Reprodução/Reprodução)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 21 de junho de 2024 às 17h17.

Última atualização em 24 de junho de 2024 às 09h26.

O segmento de criptomoedas meme atingiu nesta semana o seu maior nível de liquidez da história, segundo dados divulgados pela empresa de análises Kaiko. O recorde reforça o interesse crescente de investidores nesse mercado, com mais aportes de capital em diversos projetos.

O levantamento aponta ainda que as principais criptomoedas meme do mercado - dogecoin, shiba inu, pepe, wif, bonk, grok, babydoge, floki, meme, HarryPotterObamaSonic10Inu e HarryPotterObamaSonic -  somaram uma liquidez de US$ 128 milhões, com tendência de alta.

A liquidez nesses ativos é importante porque dá mais segurança para os investidores, reduzindo o risco de que eles não conseguirão vender seus ativos para realizar lucros ou reduzir perdas. Na prática, ela leva em conta tanto a demanda de compra quanto a oferta de venda desses ativos.

O crescimento da liquidez significa que o maior preço de compra e o menor de venda está com uma diferença menor. Segundo a Kaiko, a diferença entre esses dois valores segue alta mesmo com o crescimento da liquidez, indicando que os riscos de investir nesse segmento continuam elevados.

"Isto sugere que, embora mais formadores de mercado estejam se aventurando a fornecer liquidez para esses tokens, eles ainda são considerados arriscados devido à sua alta volatilidade", explica a empresa de análises.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir.  

A avaliação da Kaiko é que uma parte do crescimento da liquidez está ligada a uma valorização de preço de projetos importantes. Ao mesmo tempo, outra parte está ligada à emissão de mais unidades de outras criptomoedas meme, facilitando o aumentando de liquidez ao depreciar os ativos.

As chamadas criptomoedas meme, ou memecoins, voltaram a disparar em 2024, apoiadas em um maior apetite por risco entre os investidores e por uma explosão de projetos lançados no blockchain Solana, que se tornou um dos principais ecossistemas para esse tipo de ativo.

Em geral, as memecoins são criticadas devido à falta de valor intrínseco nos projetos, com seus criadores se apoiando em assuntos populares no momento para atrair investidores.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

Bitcoin ou ether: o que comprar após forte queda das criptomoedas?

Empresa brasileira usa tokenização para permitir investimentos em hits do piseiro

União Europeia vai apoiar projeto que usa blockchain para criar soluções de sustentabilidade

ETFs de Ethereum podem atrair US$ 10 bilhões e levar cripto à máxima histórica, diz analista

Mais na Exame