Future of Money

IA pode gerar "gargalo" no mercado financeiro, mas criptomoedas tem solução

Em relatório, Bernstein afirma que uso de inteligência artificial para pagamentos exige sistema de micropagamentos com criptomoedas

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 6 de setembro de 2024 às 17h00.

Tudo sobreCriptomoedas
Saiba mais

A gestora Bernstein divulgou um relatório nesta semana em que afirma que o uso de inteligência artificial para a realização de pagamentos e transações financeiras pode gerar um "gargalo" na economia global. Entretanto, as criptomoedas podem ser a solução para evitar esse problema.

No relatório, os analistas explicam que o sistema financeiro global atual foi construído a partir de um grupo limitado de redes específicas para algumas jurisdições, com destaque para a SWIFT a nível internacional e os sistemas das gigantes Mastercard e Visa.

Em geral, o acesso a esses sistemas demanda uma verificação de conta bancária, identidade e cartões de crédito. E essa etapa representa um desafio para a integração da inteligência artificial no sistema, exatamente por elas não terem uma "identidade" ou conta própria.

Nesse sentido, o Bernstein acredita que os chamados "agentes de IA" - que possuem autonomia para realizar operações - não possuem as habilidades necessárias para "lidar com o sistema financeiro atual de forma eficiente", dificultando a incorporação em operações mais complexas e com envolvimento de humanos.

Para o Bernstein, a incorporação completa da inteligência artificial demanda que o sistema financeiro evolua para um ambiente de micropagamento sem fricções e de baixo custo. E é exatamente nessa área que as criptomoedas poderiam atuar, com destaque para as chamadas stablecoins.

Esses ativos, que são pareados a outros - como dólar -, podem ser usados em pagamentos transfronteiriços de forma barata, praticamente instantânea e com pouca burocracia, exatamente o tipo de transação que os agentes de inteligência artificial precisariam realizar.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir

“As criptomoedas têm uma oportunidade real de capturar a rede de pagamentos com inteligência artificial, permitindo maior programabilidade e autonomia financeira aos agentes de IA”, aponta o relatório.

IA e stablecoins

Os agentes de IA poderiam realizar as transações a partir de carteiras digitais ligadas a blockchains ao invés de contas bancárias, contornando exigências atuais de documentação e identidade. Além disso, seria possível usar a tecnologia blockchain para ligar diretamente essas ferramentas com empresas e indivíduos.

O relatório aponta que a convergência entre inteligência artificial e stablecoins pode impulsionar esse ativo para transações no varejo e e-commerce, exatamente as duas áreas em que a adoção menos avançou. Com isso, essas criptomoedas podem ganhar "uma nova chance de terem relevância nesse espaço".

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasInteligência artificialCriptoativos

Mais de Future of Money

"Infraestrutura de cripto": a nova aposta da Rússia para contornar sanções

JPMorgan: criptomoedas estão sem "catalisador" de alta no curto prazo

Receita Federal usa IA para combater golpe de R$ 700 milhões com criptomoedas

Bitcoin tem sobe e desce após divulgação de dados de emprego nos EUA; entenda

Mais na Exame