Future of Money

Empresa anuncia primeira transação entre inteligências artificiais com criptomoedas

Coinbase explicou que seu blockchain próprio já conta com a presença de IAs, que podem realizar operações financeiras usando criptomoedas

Conexão entre IA e criptomoedas tem ganhado força (Reprodução/Reprodução)

Conexão entre IA e criptomoedas tem ganhado força (Reprodução/Reprodução)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 2 de setembro de 2024 às 14h28.

Última atualização em 2 de setembro de 2024 às 14h53.

A corretora Coinbase, a maior dos Estados Unidos, anunciou a conclusão da primeira transação entre duas inteligências artificiais, sem nenhuma participação humana, com criptomoedas em seu blockchain próprio, a Base. O movimento faz parte da integração da IA na rede.

O anúncio foi compartilhado pelo CEO da exchange, Brian Armstrong, em uma publicação no X, antigo Twitter. Nela, Armstrong explicou que "os agentes de IA não podem ter contas bancárias, mas podem ter carteiras de cripto. Agora, eles podem realizar transações na Base usando a USDC", se referindo a uma stablecoin pareada ao dólar.

A transação teria envolvido a compra e venda de tokens gerados por modelos de linguagem — no caso representações de palavras ou trechos de frases que costumam ser usados pelas IAs para a geração posterior de conteúdo.

Segundo Armstrong, essas inteligências artificias podem realizar transações entre si, mas também com humanos e comerciantes, de forma "instantânea, global e gratuita". Na visão dele, transações como a registrada são um "passo importante" para a intensificação da adoção de IAs no mercado.

Armstrong destacou que a inteligência artificial seria capaz de realizar "trabalhos mais úteis" com a opção de realizarem transações financeiras sem a necessidade de uma intermediação humana, algo que seria impossível no mercado tradicional, mas possível no mundo das criptomoedas.

Ele comentou que "hoje, as IAs não podem realizar transações para adquirir os recursos que precisam. Elas não têm um meio de pagamento para comprar uma passagem de avião ou para fazer uma reserva em um hotel para uma viagem". Mas a integração com cripto permitiria a realização dessas funções.

Agentes de IA

"Quem diria, aparentemente todos se beneficiam com o acesso a bons serviços financeiros, incluindo IAs! Qual será o tamanho da economia das trocas entre inteligências artificiais daqui a alguns anos?", questionou o CEO da Coinbase.

Os agentes de IA estão ligados aos mesmos grandes modelos de linguagem (LLMs, na sigla em inglês) de outras inteligências artificiais generativas, mas costumam ter um foco em tarefas específicas, de auxílio ao usuário, como reservar horários em agendas, planejar viagens ou listas de compra.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir

Com a transação entre esses agentes, Armstrong defende a possibilidade dessas ferramentas irem além da fase do planejamento, podendo também fazer compras ou reservas a partir do que for definido por elas, automatizando essas operações do dia a dia.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasCriptoativosInteligência artificial

Mais de Future of Money

Essa empresa quer arrecacadar US$ 200 milhões e investir tudo em bitcoin: entenda o porquê

“Nossa recomendação é não se alavancar”, diz especialista do BTG sobre criptomoedas

Ex-CEO da Binance ganha data para deixar prisão após condenação nos EUA

Criador da Ethereum diz que staking é "vital" para segurança do 2º maior blockchain do mundo