Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Governo dos EUA revela 9 blockchains escolhidos para divulgar PIB e outros dados econômicos

Departamento do Comércio também anunciou parceria com a Chainlink e a Pyth Network, que disparou após a novidade

EUA: governo vai usar tecnologia blockchain (Julia Nikhinson/Sipa/Bloomberg/Getty Images)

EUA: governo vai usar tecnologia blockchain (Julia Nikhinson/Sipa/Bloomberg/Getty Images)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 29 de agosto de 2025 às 14h56.

Tudo sobreBlockchain
Saiba mais

O Departamento do Comércio dos Estados Unidos revelou na última quinta-feira, 28, quais redes blockchain serão usadas pelo governo para divulgar dados sobre a economia do país. Ao todo, nove projetos foram escolhidos como parte de uma parceria com a Chainlink e a Pyth Network.

Em um comunicado, o governo norte-americano informou que já começou a registrar dados nas redes. O primeiro registro foi do PIB (Produto Interno Bruto) referente a julho de 2025. A ação foi a primeira do tipo realizada por uma agência federal nos Estados Unidos.

Segundo o governo, a medida faz parte de um esforço para "utilizar tecnologias inovadoras para proteger dados federais e promover o uso público". Os blockchains Bitcoin, Ethereum, Solana, Tron, Stellar, Avalanche, Arbitrum, Polygon e Optimism tiveram o dado registrado.

Já a parceria com a Chainlink e a Pyth foca no uso dos serviços de "oráculo" dos projetos, que permitem uma comunicação entre dados dentro e fora de redes blockchain. A tecnologia foi o que viabilizou, na prática, o registro do PIB nas redes.

O comunicado ressalta que "o Departamento do Comércio publicou estes dados apenas para fins informativos. Não endossamos nenhum blockchain, serviço ou atividade associada específica". Mesmo assim, a Pyth Netowrk disparou após a notícia, com a criptomoeda subindo 15% nas últimas 24 horas e liderando os ganhos no mercado nesta sexta-feira, 29.

As corretoras Coinbase, Gemini e Kraken também ajudaram no processo. O governo disse ainda que "continuará inovando e ampliando o escopo da publicação de conjuntos de dados futuros, como o PIB, para incluir o uso de outros blockchains, oráculos e corretoras de criptomoedas".

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir

Adoção da tecnologia blockchain

"Com esse esforço histórico, o Departamento espera demonstrar a ampla utilidade da tecnologia blockchain. Também pretende demonstrar uma prova de conceito para todo o governo e dar continuidade aos esforços históricos do governo Trump para tornar os Estados Unidos a capital mundial do blockchain", disse o comunicado.

Howard Lutnick, secretário do Comércio dos Estados Unidos, afirmou que "é apropriado que o Departamento de Comércio e o Presidente Donald Trump, o criptopresidente, divulguem publicamente dados estatísticos econômicos em blockchains”.

"Estamos tornando a verdade sobre a economia dos Estados Unidos imutável e globalmente acessível como nunca antes, consolidando nosso papel como a capital mundial do blockchain", afirmou. Ainda não está claro se outros departamentos do governo vão aderir à tecnologia.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:BlockchainDonald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Future of Money

'Bolha das Treasury Companies' já estourou, diz gestora

Solana é a escolhida da bilionária brasileira mais jovem do mundo

Não vai existir mercado de câmbio no futuro sem stablecoins, diz CEO do Braza Bank

Institucionalização vai reduzir volatilidade das maiores criptomoedas, diz executiva da Binance