Future of Money

Trump se apresenta como "criptopresidente" e diz que quer "bitcoin feito nos EUA"

Donald Trump muda de ideia sobre criptos e aposta em apoio do setor para ganhar eleições presidenciais dos EUA; candidato recebeu executivos da indústria de mineração de bitcoin em sua casa

Donald Trump, ex-presidente dos EUA e candidato nas eleições de 2024

Donald Trump, ex-presidente dos EUA e candidato nas eleições de 2024

Cointelegraph
Cointelegraph

Agência de notícias

Publicado em 12 de junho de 2024 às 14h02.

Última atualização em 12 de junho de 2024 às 14h37.

Tudo sobreBitcoin
Saiba mais

Donald Trump reiterou seu apoio à indústria de mineração de bitcoin nesta quarta-feira, 12, após sediar uma reunião com vários executivos de empresas de mineração de criptomoedas dos Estados Unidos.

Em um post de 11 de junho no Truth Social, rede social de propriedade de Trump, o candidato presidencial dos EUA disse que queria que “todo o bitcoin restante fosse produzido nos EUA” e afirmou que isso ajudaria o país a ser “dominante em energia”.

Ele afirmou que o bitcoin era a “última linha de defesa” do país contra uma moeda digital do banco central (CBDC, na sigla em inglês). O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse em março que os EUA estavam “longe de recomendar ou, muito menos, adotar uma moeda digital do banco central em qualquer forma”.

Em contrapartida, diversos países já desenvolvem suas próprias moedas digitais. No Brasil, o Drex está em fase de testes com grandes bancos e empresas como BTG Pactual, Itaú e Microsoft.

A fala de Trump aconteceu após ele hospedar mineradores de bitcoin em sua residência em Mar-a-Lago, na Flórida, incluindo o CEO da Riot Platforms, Jason Les, e o chefe de políticas públicas da empresa, Brian Morgenstern, o presidente executivo da CleanSpark, Matthew Schultz, e a membro do conselho da TeraWulf, Amanda Fabiano, de acordo com postagens no X.

Fabiano postou que o grupo discutiu com Trump como a mineração de bitcoin pode ajudar a “fortalecer a rede elétrica e fomentar a criação de empregos”.

Schultz, da CleanSpark, disse à Bloomberg que Trump prometeu apoiar o setor caso fosse eleito presidente em novembro.

“Nossa indústria enfrentou uma enorme luta política, alimentada por desinformação e narrativas equivocadas”, disse Fabiano, da TeraWulf, no X. “Nossa indústria precisa de políticos que estejam interessados em aprender sobre os benefícios do bitcoin e da mineração de bitcoin.”

Imposto para mineradores de bitcoin

O presidente Joe Biden propôs um imposto de 30% sobre eletricidade para mineradores de bitcoin no país, e o setor está enfrentando crescente pressão política devido às suas emissões, consumo de energia e possível impacto nas redes de energia.

Trump disse anteriormente que o bitcoin “parece um golpe” enquanto servia como presidente em 2021, mas recentemente mudou de tática na tentativa de atrair grandes players da indústria à medida que se aproxima a eleição presidencial de 2024, prevista para 5 de novembro.

Ele recentemente enfatizou que os Estados Unidos não devem se contentar com “o segundo lugar” quando se trata de criptomoedas e até se declarou como o “presidente das criptomoedas” no início de junho.

O bilionário também começou a aceitar criptomoedas para financiar sua campanha presidencial em maio e hospedou um jantar para detentores de seus tokens não fungíveis (NFTs).

Trump teve sua primeira reunião com o oficial de condicional em 10 de junho, após ter sido considerado culpado em 34 acusações criminais por falsificação de registros comerciais em 30 de maio.

Trump fez a entrevista virtual de seu resort em Mar-a-Lago, que foi bastante “sem incidentes” e durou menos de 30 minutos, informou o The Hill reportou, citando fontes anônimas.

O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok  

Leia mais

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEleições americanasBitcoinCriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

União Europeia vai apoiar projeto que usa blockchain para criar soluções de sustentabilidade

ETFs de Ethereum podem atrair US$ 10 bilhões e levar cripto à máxima histórica, diz analista

Show com Lauryn Hill e Mano Brown no Allianz Parque lança NFTs comemorativos

Governo da Alemanha conclui vendas de bitcoin e soma R$ 15 bilhões arrecadados

Mais na Exame