Future of Money

Criptomoedas de IA anunciam fusão para criar "aliança descentralizada" no mercado

Projetos Fetch.ai, SingularityNET e Ocean Protocol querem criar parceria para estimular segmento de inteligência artificial

Criptomoedas ligadas à inteligência artificial dispararam em 2024 (Reprodução/Reprodução)

Criptomoedas ligadas à inteligência artificial dispararam em 2024 (Reprodução/Reprodução)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 27 de março de 2024 às 17h33.

Última atualização em 9 de abril de 2024 às 16h19.

Os projetos Fetch.ai, SingularityNET e Ocean Protocol anunciaram nesta quarta-feira, 27, que pretendem integrar suas operações para criar uma "aliança descentralizada" de desenvolvimento de inteligência artificial. A iniciativa vai incluir a fusão das três criptomoedas das empresas em uma só.

De acordo com um comunicado divulgado pelas empresas, os tokens das companhias serão unidos para criar o ASI, que terá uma oferta fixa de 2,63 bilhões de unidades e um preço inicial de negociação de US$ 2,82. Ainda não está claro quando, exatamente, a nova criptomoeda será lançada.

As empresas disseram ainda que o objetivo da iniciativa é fortalecer suas operações e permitir que seus projetos consigam competir com os de grandes empresas de tecnologia na área de inteligência artificial. Ao mesmo tempo, a parceira é uma forma de manter a independência de cada projeto.

O comunicado compartilhado pelas companhias informa ainda que as três empresas buscarão criar uma "infraestrutura aberta e descentralizada de inteligência artificial com escala", se opondo a "sistemas existentes cujo funcionamento fica escondido do público".

A decisão de unificar as criptomoedas dos projetos teve um efeito positivo no mercado. A FET, token da Fetch.ai, acumula alta de 4,3% nas últimas 24 horas. Atualmente, ela é a 46ª criptomoeda mais valiosa do mercado. Já a AGIX, da SingularityNET, acumula ganhos de 7,4% no mesmo período, ocupando a 74ª posição na lista de maiores capitalizações de mercado.

Banner newsletter Future of Money

A maior alta, porém, veio do OCEAN, token criado pela Ocean Protocol. O ativo valorizou 12,3% nas últimas 24 horas. O motivo é que ele é a criptomoeda menos valiosa das três, abrindo margem para uma valorização pela combinação com os outros tokens. Atualmente, ele é a 134ª criptomoeda mais valiosa do mundo.

As chamadas "criptomoedas de IA" têm sido uma das classes de ativos mais atraentes para investidores em 2024, devido à grande popularidade da inteligência artificial desde o lançamento do ChatGPT. No mercado cripto, a SingularityNET e a Fetch.ai estão entre os maiores destaques da categoria.

A SingularityNET promete ser a "próxima geração da IA descentralizada", permitindo que desenvolvedores criem, compartilhem e monetizem projetos usando a tecnologia. Já a FetchAI promete ser a "plataforma aberta para a nova economia da inteligência artificial", reunindo aplicativos, serviços e integrações de projetos que usam a tecnologia.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasCriptoativosInteligência artificialexame-ceo

Mais de Future of Money

Iniciante em cripto? 5 passos para começar com o pé direito

Banco Central anuncia 2ª fase de consulta pública para regulamentação de criptomoedas no Brasil

Começa em SP o maior evento brasileiro de bitcoin: conheça a Satsconf

ETF de bitcoin da BlackRock ultrapassa o de ouro em ativos sob gestão meses após lançamento