Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Austrália avança em criação de moeda digital e vai testar tokenização

Banco central australiano anunciou novidades no "Projeto Acácia", que vai criar versão em blockchain da moeda do país

Austrália: país quer criar versão em blockchain da sua moeda (Getty Images/Reprodução)

Austrália: país quer criar versão em blockchain da sua moeda (Getty Images/Reprodução)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 14 de julho de 2025 às 12h00.

Tudo sobreAustrália
Saiba mais

A Austrália anunciou recentemente que vai entrar em uma nova fase no desenvolvimento de uma versão digital da sua moeda. Batizada de "Projeto Acácia", a iniciativa está sendo conduzida pelo banco central australiano e envolve a incorporação da tecnologia blockchain.

Segundo a autarquia, o foco da nova fase do projeto será em explorar como os criptoativos e as moedas digitais de bancos centrais (CBDCs, na sigla em inglês) podem apoiar o desenvolvimento futuro d e um mercado de ativos tokenizados para o varejo.

A iniciativa vai começar a testar 24 casos de uso a partir da adesão de diferentes agentes do mercado financeiro, incluindo fintechs e grandes bancos. A ideia é que o projeto tenha uma espécie de sandbox regulatório, permitindo testar aplicações da tecnologia sem o medo de violar leis.

O Projeto Acácia vai além do desenvolvimento de uma CBDC para a Austrália e engloba todos os testes com transações de ativos tokenizados. Em ambos os casos, a tecnologia blockchain é essencial, servindo de infraestrutura para o registro das transferências e para as movimentações.

A ideia é que a próxima fase expanda as possibilidades de ativos usados para realizar transações, reunindo CBDCs, stablecoins e depósitos bancários tokenizados no mesmo ambiente. Um banco da Nova Zelândia também foi anunciado entre os participantes dos testes.

Um representante do governo disse que o Projeto Acácia "representa uma oportunidade para uma maior exploração colaborativa dos mercados de ativos tokenizados e do futuro do dinheiro pelos setores público e privado na Austrália".

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir

"Os casos de uso selecionados neste projeto nos ajudarão a entender melhor como as inovações em bancos centrais e no dinheiro digital privado, além das infraestruturas de pagamentos, podem ajudar a melhorar o funcionamento dos mercados financeiros de atacado na Austrália", destacou.

A Austrália não divulgou quando, exatamente, os testes terminarão e se há uma previsão para o lançamento da sua CBDC. No Brasil, o Banco Central também realiza testes com o Drex, que promete ser tanto uma CBDC quanto uma nova infraestrutura para o sistema financeiro.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:AustráliaDólar australianoCriptoativosTokenizaçãoBlockchain

Mais de Future of Money

'Bolha das Treasury Companies' já estourou, diz gestora

Solana é a escolhida da bilionária brasileira mais jovem do mundo

Não vai existir mercado de câmbio no futuro sem stablecoins, diz CEO do Braza Bank

Institucionalização vai reduzir volatilidade das maiores criptomoedas, diz executiva da Binance