Esporte

Quais atletas estão fora da Olimpíada?

Uma lista de importantes nomes do esporte estarão fora dos Jogos na capital francesa.

Thiago Braz foi suspenso e perderá a chance de buscar sua terceira medalha em Jogos Olímpicos.

Thiago Braz foi suspenso e perderá a chance de buscar sua terceira medalha em Jogos Olímpicos.

Fernando Olivieri
Fernando Olivieri

Redator na Exame

Publicado em 26 de junho de 2024 às 14h57.

Tudo sobreOlimpíadas 2024
Saiba mais

As Olimpíadas de Paris 2024 prometem ser um espetáculo de habilidades atléticas e espírito esportivo, mas, infelizmente, alguns dos atletas mais talentosos do mundo não estarão presentes. Os Jogos Olímpicos, programados para ocorrer de 26 de julho a 11 de agosto de 2024, já estão sendo marcados por ausências notáveis. Seja por lesões, questões pessoais ou políticas, a ausência desses atletas será sentida tanto por seus fãs quanto por suas equipes.

Entre os ausentes, destacam-se nomes que têm deixado sua marca em seus respectivos esportes. Do salto com vara à natação, do basquete ao tênis, essas ausências levantam questões sobre o impacto dessas faltas nas competições e como isso pode afetar o desempenho geral de suas equipes. A ausência desses atletas é uma lembrança de que, além do talento, a saúde e as circunstâncias externas desempenham um papel crucial na carreira esportiva.

Saiba quais ginastas do Brasil estarão na Olimpíada de Paris-2024; Nory foi escolhido no masculino

No artigo, exploramos as razões específicas pelas quais cada um desses atletas não competirá em Paris 2024. Veja abaixo:

Conheça 10 atletas que estão fora de Paris 2024

Thiago Braz (Salto com Vara - Brasil)

Thiago Braz, medalhista de ouro no salto com vara nas Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, estará ausente dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 por causa do doping. O duas vezes medalhista olímpico foi pego no doping está oficialmente suspenso do esporte por 16 meses e, consequentemente, fora das Olimpíadas. A World Athletics, entidade máxima do atletismo mundial, confirmou que a Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) considerou que o atleta brasileiro violou as Regras Antidoping do Atletismo Mundial.

Bruno Fratus (Natação - Brasil)

Bruno Fratus, um dos velocistas mais rápidos da natação brasileira, anunciou que não competirá em Paris devido a uma série de lesões no joelho que o têm atormentado nos últimos anos. Apesar de seus esforços para se recuperar a tempo, os médicos recomendaram que ele se retire para evitar danos permanentes. Fratus é conhecido por sua persistência e dedicação, e sua ausência será um golpe para a equipe de natação do Brasil. Fratus, inclusive, será comentarista dos canais Globo ao longo dos Jogos.

Ben Simmons (Basquete - Austrália)

O astro do basquete australiano Ben Simmons optou por não participar das Olimpíadas de Paris 2024 para focar em sua recuperação mental e física. Simmons tem enfrentado desafios significativos com sua saúde mental e lesões que afetaram seu desempenho nas últimas temporadas da NBA. Sua decisão de priorizar seu bem-estar pessoal é um lembrete da importância da saúde mental no esporte de alto rendimento.

Sania Lima (Badminton - Brasil)

A jovem promessa do badminton brasileiro, Sania Lima, não estará presente em Paris devido a uma lesão crônica no joelho. Apesar de tratamentos intensivos, a lesão não apresentou a melhora necessária para competir em alto nível. Sania vinha sendo apontada como uma das grandes esperanças do Brasil no badminton, e sua ausência será um grande desapontamento para os fãs

Aryna Sabalenka (Tênis - Bielorrússia)

Aryna Sabalenka, uma das tenistas mais promissoras do circuito, não participará dos Jogos Olímpicos de Paris para focar na sua saúde. A atleta da Bielorrússia não poderia competir pelo seu país e afirmou que a transição das quadras de grama, em Wimbledon, para o saibro, em Roland Garros, poderia colocar em risco sua temporada.

Ons Jabeur (Tênis - Tunísia)

A tunisiana Ons Jabeur, que fez história como a primeira árabe a alcançar a final de Wimbledon, está fora das Olimpíadas de Paris pelo mesmo motivo de Sabalenka. A jogadora convive com uma série de problemas no joelho e quer evitar a transição entre saibro e grama pensando na temporada de tênis.

Athing Mu (Atletismo - Estados Unidos)

A jovem estrela do atletismo Athing Mu, que ganhou ouro nos 800 metros nas Olimpíadas de Tóquio 2020, não competirá em Paris 2024. Ela não conseguiu o índice para os Jogos na França depois de uma polêmica queda em uma bateria. As autoridades de atletismo negaram o apelo da campeã olímpica dos 800 metros Athing Mu, que se envolveu em um grupo de corredores e caiu nas provas dos EUA, negando-lhe a chance de defender seu título. O técnico Bobby Kersee disse que Mu foi atropelada por outro corredor na reta final da primeira volta, o que a fez virar para a esquerda e cair no chão.

Cameron Brink (Basquete - Estados Unidos)

Cameron Brink, uma das jovens promessas do basquete feminino dos EUA, não estará presente em Paris devido a uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. A novata da liga de basquete americana sofreu uma lesão em sua primeira temporada e voltará as quadras daqui 9 meses.

Paula Badosa (Tênis - Espanha)

A tenista espanhola Paula Badosa não participará das Olimpíadas de Paris devido a problemas de saúde mental e física. A jogadora de tênis espanhola não tem atingido o seu potencial nos últimos meses por causa de seguidas lesões e falou abertamente sobre como isso tem afetado sua saúde mental.

Endrick (Futebol - Brasil)

O jovem prodígio do futebol brasileiro, Endrick, estará ausente das Olimpíadas de Paris. O jogador é o símbolo de uma geração que não conseguiu a classificação da Seleção, atual bicampeã olímpica, para os Jogos de Paris em 2024.

Acompanhe tudo sobre:EsportesOlimpíadas

Mais de Esporte

Tenista número 1 do mundo pode ficar dois anos sem jogar. Entenda

Flamengo x Athletico-PR: onde assistir e horário pelo Brasileirão

Jogos de sábado, 28 de setembro, onde assistir ao vivo e horários

Botafogo x Grêmio: onde assistir e horário pelo Brasileirão