Esporte

Potências do futebol saudita já gastaram mais de R$ 1 bilhão nesta janela; veja contratações

Período para clubes da liga assinarem com novos atletas vai até o dia 20 de setembro

Somente os considerados quatro grandes clubes locais (Al-Ahli, Al-Nassr, Al-Hilal e Al-Ittihad) investiram até o momento mais de 224,6 milhões de euros (Instagram/Reprodução)

Somente os considerados quatro grandes clubes locais (Al-Ahli, Al-Nassr, Al-Hilal e Al-Ittihad) investiram até o momento mais de 224,6 milhões de euros (Instagram/Reprodução)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 26 de julho de 2023 às 10h07.

A próxima temporada do futebol na Arábia Saudita está cercada de expectativas após os principais clubes do país investirem pesado nessa janela de transferência — que, no país, ainda vai ficar aberta até o dia 20 de setembro.

Somente os considerados quatro grandes clubes locais (Al-Ahli, Al-Nassr, Al-Hilal e Al-Ittihad) investiram até o momento mais de 224,6 milhões de euros, ou mais de R$ 1,1 bilhão.

Veja quanto cada clube investiu nesta temporada

Somente o Al-Hilal investiu cerca de 128 milhões na aquisição de suas três contratações até o momento. O clube embolsou 55 milhões de euros para tirar o meia Rúben Neves do Wolverhampton, da Inglaterra, maior contratação da liga até o momento.

O clube, dirigido por Jorge Jesus, também investiu outros 40 milhões de euros no meia sérvio Sergej Milinković-Savić, contratado junto a Lazio.

O restante, 23 milhões, foram pagos pelo zagueiro do Chelsea Kalidou Koulibaly. Os valores investidos são uma resposta ao resultado da campanha do time na temporada passada, quando o Al-Hilal terminou apenas na terceira colocação da liga local e perdeu a final da Liga dos Campeões da Ásia para o Urawa Reds, do Japão.

Em segundo lugar na lista dos que mais gastaram está o Al-Nassr. Após conseguir convencer o astro português Cristiano Ronaldo a embarcar no projeto árabe, no início desse ano, o time voltou a investir nessa janela, pagando 25 milhões de euros para tirar o meia francês Seko Fofana do Lens.

O time ainda contratou o meia croata Marcelo Brozovic, destaque da Inter de Milão vice-campeã da Liga dos Campões, por 18 milhões de euros, e o brasileiro Alex Telles, que deixou o Manchester United por 7 milhões de euros. O maior sonho do clube, que será dirigido pelo português Luis Castro, é o atacante Kylian Mbappé, por quem teria feito uma oferta de 1,57 bilhão de reais.

Outro que investiu pesado na janela foi o Al-Ittihad. Atual campeão saudita, o time pagou 29,1 milhões de euros ao Celtic, da Escócia, pelo jovem atacante português Jota.

A equipe, no entanto, foi bem na atuação no mercado e conseguiu assinar de graça com N’Golo Kanté e Karim Benzema sem custos, após os dois terem seus contratos encerrados, com Chelsea e Real Madrid, respectivamente.

Já o Al-Ahli teve, até o momento, a janela mais “modesta” entre os grandes. Vindo de uma disputa da segunda divisão local no ano passado, o clube, no entanto, é tetracampeão nacional.

O time conseguiu assinar com o brasileiro Roberto Firmino sem custos, após o jogador encerrar seu contrato com o Liverpool.

Mas o Al-Ahli também fez investimentos. O clube desembolsou cerca de 18,5 milhões de euros para contratar o goleiro Edouard Mendy, do Chelsea.

Além dos nomes já confirmados, há também uma série de jogadores especulados, como o do brasileiro Fabinho, que teria recebido proposta do Al-Ittihad. Thiago Alcântara também teria recebido ofertas. Nomes como Luka Modric (procurado por um clube que não foi revelado), porém, recusaram as cifras e decidiram seguir carreira na Europa — ao menos por enquanto

Acompanhe tudo sobre:Arábia SauditaFutebolContratações

Mais de Esporte

Astro do basquete Stephen Curry lança bebida esportiva em parceria com Michelle Obama

NBA House confirma retorno ao Brasil durante as Finais da NBA 2025

João Fonseca pode se tornar um novo ídolo para o Brasil? Especialistas respondem

Mundial de Clubes 2025: veja quanto cada clube vai receber com a premiação