Esporte

Número 1 do mundo, Jannik Sinner é inocentado em teste antidoping; entenda

Tenista testou positivo para esteroide anabolizante em março deste ano durante a semifinal do Masters 1000 em Indian Wells

Sinner: tenista é absolvido, mas perde dinheiro e pontos de classificação (Eduardo Munoz/Getty Images)

Sinner: tenista é absolvido, mas perde dinheiro e pontos de classificação (Eduardo Munoz/Getty Images)

Luiza Vilela
Luiza Vilela

Repórter de POP

Publicado em 20 de agosto de 2024 às 15h51.

Última atualização em 20 de agosto de 2024 às 16h06.

Tudo sobreTênis (esporte)
Saiba mais

O número 1 do mundo no tênis, Jannik Sinner, falhou no teste de doping da Agência Mundial Antidoping (Wada) para a substância clostebol nesta terça-feira, 20. A notícia foi divulgada pela Agência Internacional de Integridade no Tênis (ITIA), que informou que a substância — um esteroide anabolizante androgênico sintético — foi encontrada em níveis baixos na amostra do jogador.

“Sinner, atualmente classificado como número 1 do mundo em simples masculino, forneceu uma amostra em competição no evento Masters 1000 em Indian Wells, em 10 de março de 2024, que continha a presença de um metabólito de clostebol em níveis baixos. Outra amostra, conduzida fora da competição oito dias depois, também testou positivo para o mesmo metabólito – novamente em níveis baixos”, informa o comunicado da ITIA.

Sinner foi testado em março deste ano para a semifinal do campeonato. Apesar da prova, o jogador acabou sendo inocentado por um tribunal independente, que concluiu que o tenista italiano não cometeu um ato de negligência, tampouco teve culpa por ter o nível acima do esperado. “O jogador tem o direito de solicitar a um presidente de tribunal independente nomeado pela Sport Resolutions que esse afastamento provisório seja suspenso. Sinner apelou com sucesso da suspensão provisória e, portanto, conseguiu continuar jogando”, esclareceu o ITIA.

Por que Sinner foi absolvido?

O motivo de Sinner ter falhado no teste antidoping, diz o tenista, foi por causa de uma contaminação de um spray para curar um ferimento. "Esse membro da equipe de suporte aplicou o spray entre 5 e 13 de março, durante o qual também forneceu massagens diárias e terapia esportiva para Sinner, resultando em contaminação transdérmica desconhecida”, alegou a defesa de Sinner.

O tribunal em questão, que absolveu Sinner, foi escolhido pela ITIA. A audiência aconteceu no dia 15 de agosto e foi convocada no Sport Resolutions. O tenista não terá período de inelegibilidade, mas não receberá o prêmio em dinheiro do Indian Wells, tampouco os pontos de classificação.

A WADA e a Agência Italiana Antidoping ainda podem recorrer da decisão.

De fora das Olimpíadas

Desde o Indian Wells, o tenista tem feito poucas aparições públicas e não participou de outros campeonatos. Dias antes do início dos Jogos Olímpicos de Paris, o atleta também anunciou que não participaria do evento porque estava tratando uma amigdalite.

"Depois de uma boa semana de treino no saibro, comecei a me sentir mal. Passei alguns dias descansando e, durante uma consulta, o médico descobriu uma amigdalite e me aconselhou veementemente a não jogar. Perder os Jogos é uma grande decepção, pois era um dos meus principais objetivos para esta temporada. Mal podia esperar para ter a honra de representar o meu país neste evento tão importante", disse o tenista no X (antigo Twitter).

Número 1 do mundo

No dia 10 de junho, Sinner assumiu o posto mais alto do ranking mundial da ATP, desbancando Novak Djokovic. Essa conquista notável consolida o atleta como um dos maiores talentos da nova geração e acende a esperança para o futuro do tênis italiano.

Nascido em San Candido, nas montanhas do norte da Itália, Sinner se apaixonou pelo tênis desde cedo. Aos 8 anos, já se destacava nas quadras, trocando o esqui, seu esporte inicial, pelo tênis. Sua paixão e talento o impulsionaram rapidamente nas categorias de base.

Acompanhe tudo sobre:Tênis (esporte)Jannik SinnerOlimpíadas 2024

Mais de Esporte

Jogos de domingo, 6 de outubro, onde assistir ao vivo e horários

Cuiabá x São Paulo: onde assistir e horário pelo Brasileirão

Jogos de sábado, 5 de outubro, onde assistir ao vivo e horários

Corinthians x Internacional: onde assistir e horário pelo Brasileirão