Hamilton: "Achei em algum momento que eununca mais poderia ganhar" (BENJAMIN CREMEL/AFP)
Repórter Exame IN
Publicado em 7 de julho de 2024 às 12h37.
Última atualização em 7 de julho de 2024 às 12h53.
Depois de muitas corridas sem chegar ao topo do pódio da Fórmula 1, Lewis Hamilton ganhou sua primeira corrida desde 2021. O inglês venceu em casa, no GP de Silverstone. Ele estava há mais de 900 dias sem vencer.
Sua última vitória tinha sido no grande prêmio da Arábia Saudita. Essa é vitória número 104 do piloto da Mercedez, consolidando sua posição como recordista. Neste ano, o piloto, maior campeão da F1 ao lado do alemão Michael Schumacher, Hamilton se despede da Mercedes. A partir de 2025, Hamilton será piloto da Ferrari.
"Desde 2021 eu estava tentando vencer. Essa é minha última corrida na Inglaterra com essa equipe. Sou eternamete grato à toda equipe Mercedes", disse logo após vencer. "Achei em algum momento que eu nunca mais poderia ganhar."
Com essa vitória, ele chega a nove vitórias no mesmo circuito e quebra um recorde na Fórmula 1, o segundo piloto com maior número de vitórias no mesmo circuito é Michael Schumacher com 8 vitórias no circuito de Magny Cours. Ayrton Senna tem seis vitórias em Mônaco.
Líder do campeonato, Max Verstappen, da Red Bull, ficou em segundo, depois de perder muitas posições e se recuperar. Lando Norris, da McLaren, ficou em terceiro. George Russell, que fez a pole position, acabou fora da corrida.
Verstappen chegou a 255 pontos. Norris, segundo colocado no campeonato, tem 171 pontos. Em terceiro, Charles Leclerc, da Ferrari, tem 150 pontos. No mundial de construtores, a Red Bull lidera cim 373 pontos, seguida pela Ferrari com 302 pontos, e a McLaren é a terceira com 295 pontos.