Brasil

PM apreende mais de 80 objetos cortantes em blocos de pré-Carnaval no Rio

Entre os itens estavam facas, estiletes, canivetes e tesouras; operação de segurança utilizou reconhecimento facial e drones para fiscalizar o Circuito Preta Gil, no Centro da cidade

Carnaval no Rio: mais de 80 objetos cortantes (Marco Antonio Teixeira/Riotur/Flickr)

Carnaval no Rio: mais de 80 objetos cortantes (Marco Antonio Teixeira/Riotur/Flickr)

Publicado em 25 de janeiro de 2026 às 15h42.

Tudo sobreCarnaval
Saiba mais

A Polícia Militar do Rio de Janeiro apreendeu 82 objetos perfurocortantes durante o primeiro fim de semana de desfiles dos megablocos no Centro da capital. Entre os itens retidos nas barreiras de segurança estão facas, tesouras, estiletes e canivetes, além de garrafas de vidro.

As apreensões ocorreram durante as ações preventivas nos blocos "Chá da Alice", no sábado, 24, e no "Megabloco da Lexa", realizado neste domingo, 25.

Para dar conta do volume de foliões na abertura oficial da temporada carnavalesca de 2026, a Secretaria de Estado de Polícia Militar mobilizou um contingente de 1.410 agentes. O policiamento foi concentrado no Circuito Preta Gil, trajeto que se estende da Praça da Candelária até as proximidades do Aterro do Flamengo, passando por vias estratégicas como a Rua 1º de Março e a Avenida Antônio Carlos.

Monitoramento aéreo e tecnologia

O esquema de segurança deste ano apostou alto em tecnologia de vigilância. O Grupamento Aeromóvel (GAM) operou helicópteros e drones equipados com softwares de reconhecimento facial, enviando imagens em tempo real para um carro-comando estacionado próximo à Alerj. Além do suporte aéreo, torres de observação foram instaladas ao longo do percurso para facilitar a identificação de focos de tumulto.

No chão, a estratégia contou com unidades especializadas. O Grupamento de Patrulhamento em Multidão (GPM), identificado pelos capacetes brancos, atuou infiltrado entre os foliões para coibir brigas e arrastões. O planejamento também incluiu o uso de policiais montados na Central do Brasil e na Cinelândia, além de equipes do Batalhão de Choque e motociclistas táticos para garantir a fluidez da dispersão.

De acordo com a PM, o objetivo central das revistas e do monitoramento eletrônico foi garantir que armas brancas e recipientes de vidro não entrassem no perímetro dos blocos. O planejamento especial de segurança deve continuar em vigor durante todos os fins de semana de grandes eventos até o encerramento do Carnaval.

(Com Agência O Globo)

Acompanhe tudo sobre:CarnavalRio de JaneiroPolícia Militar

Mais de Brasil

Pré-campanha de Flávio aposta em agenda com Trump para conter desgaste

Cláudio Castro é alvo de nova operação da PF contra aportes no Banco Master

Câmara prevê fim da escala 6x1 com jornada de 40 horas em até um ano

Votação do fim da escala 6x1 é adiada por pedido de vista de deputado do PL