Esporte

Esportes: quatro assuntos para ficar de olho em 2025

De Mundial de Clubes a futuro de Rebeca, o que deve chamar a atenção no novo ano

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 1 de janeiro de 2025 às 10h41.

O ano de 2025 chegou, e o cenário esportivo mundial e brasileiro promete grandes desafios e oportunidades.

A Copa do Mundo de Clubes da FIFA, que reunirá 32 equipes de todo o planeta, será o grande destaque, com quatro times brasileiros na disputa e uma inédita chance de ver confrontos entre os maiores clubes de diferentes continentes.

Além disso, o modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) continua ganhando força, com clubes brasileiros adotando essa estrutura e outros considerando a mudança. Na ginásticas, o futuro de Rebeca Andrade, a maior atleta olímpica do Brasil, é uma incógnita, especialmente após o sucesso em Paris. Confira quatro pontos para ficar de olho no esporte neste novo ano.

Copa do Mundo de Clubes

Principal novidade do calendário do futebol, a Copa do Mundo de Clubes da Fifa reunirá 32 das melhores equipes do planeta em um torneio que acontecerá nos Estados Unidos de 15 de junho a 13 de julho. Será a oportunidade de o torcedor acompanhar um volume nunca antes visto de jogos entre times brasileiros e europeus, além de potências de outros continentes.

E o país terá quatro representantes na competição: Flamengo, Palmeiras, Fluminense e Botafogo, justamente os últimos campeões da Libertadores. O evento também será uma espécie de teste para a Copa do Mundo de seleções, que acontecerá nos EUA, no Canadá e no México em 2026.

Explosão das SAFs

O modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) veio para ficar: já são seis delas na Série A do Campeonato Brasileiro. E o sucesso esportivo do Botafogo de John Textor, campeão nacional e da América, deve acelerar as discussões em outros gigantes do país, especialmente aqueles que têm obtido resultados esportivos tímidos em virtude de suas limitações financeiras.

Fluminense e Internacional estão entre os que já admitem abertamente que discutirão a adoção do modelo em breve. Também há rumores do tipo envolvendo clubes de São Paulo. E há ainda os desafios de quem já virou SAF: no Rio, o Vasco busca um novo parceiro após o tropeço com a 777 Partners.

Futuro de Rebeca Andrade

O ano de 2024 transformou Rebeca Andrade na maior atleta olímpica da história do país, graças a sua campanha de quatro medalhas nos Jogos de Paris. Porém, o futuro da atleta, já castigada por lesões aos 25 anos, é uma incógnita. A promessa de não disputar mais as provas de solo e o individual geral será cumprida? Qual será sua estratégia para o ciclo que culminará na Olimpíada de Los Angeles-2028? Uma boa oportunidade para entender essa nova realidade será o Mundial de Ginástica Artística, que acontecerá em Jacarta, na Indonésia, entre 19 e 25 de outubro.

Seleção brasileira no divã

A seleção brasileira viveu em 2024 a pior temporada de sua história, marcada por atuações que afastaram o torcedor e resultados que colocaram em xeque o trabalho de Dorival Júnior. O próximo ano será o último antes da Copa do Mundo de 2026 e testará a capacidade do técnico e dos jogadores de melhorar o desempenho coletivo. Um trunfo pode ser o retorno de Neymar, principal jogador da seleção neste século e que passou o último ano inteiro fora de combate por conta de lesões.

 

Acompanhe tudo sobre:FutebolGinástica artísticaFifa

Mais de Esporte

Lutador brasileiro Godofredo Pepey morre em prisão nos EUA

'O pior dia da minha vida', diz Bortoleto após abandonar GP do Brasil

GP de São Paulo recebe mais de 300 mil pessoas e bate recorde de público

GP de São Paulo de F1: Lando Norris vence corrida em Interlagos