Esporte

Copa do Mundo: Brasil perde para a França por 2 a 1 e mantém tabu histórico de 20 anos

Seleção brasileira segue sem conseguir vencer francesas na história, mas mantém chance de classificação para às oitavas de final; próxima partida é contra a Jamaica

Brasil: A equipe comandada pela técnica Pia Sundhage não conseguiu repetir o bom desempenho da estreia (Bradley Kanaris/Getty Images)

Brasil: A equipe comandada pela técnica Pia Sundhage não conseguiu repetir o bom desempenho da estreia (Bradley Kanaris/Getty Images)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 29 de julho de 2023 às 09h10.

Última atualização em 29 de julho de 2023 às 09h11.

O Brasil perdeu para França por 2 a 1 na manhã deste sábado, 29, pela segunda rodada da Copa do Mundo Feminina, no estádio Suncorp Stadium, na Austrália. Com o resultado, a seleção estaciona nos três pontos e fica na segunda posição do grupo F. Para avançar, a equipe precisa vencer a Jamaica na terceira --e última -- rodada da fase de grupos. 

A equipe comandada pela técnica Pia Sundhage não conseguiu repetir o bom desempenho da estreia na Copa e foi superada pelas franceses. A derrota mantém a seleção europeia como a grande pedra no sapato da seleção feminina. São 12 jogos, com sete vitórias da França e cinco empates. 

Como foi o jogo do Brasil na Copa?

A seleção tentou impor uma pressão no início do primeiro tempo, mas a dificuldade na definição e erros de passes complicaram a partida. A França subiu a marcação e impediu que o Brasil trocasse passes. O primeiro chute da seleção canarinho aconteceu aos 14 minutos, em uma bola parada.

Dois minutos depois, em cruzamento na área, as francesas abriram o placar. Karchaoui cruzou da intermediaria, Diani ganhou no alto e Le Sommer cabeceou sozinha quase na pequena área, sem chances para Lelê. Na sequência, o Brasil teve a chance de empatar, mas Adriana, de frente para o gol, chutou para fora. O restante da primeira etapa foi de domínio francês. 

A França seguiu melhor nos primeiros da segunda etapa, porém, aos 12 minutos, a estrela de Debinha brilhou. O Brasil trocou passes pela esquerda até Kerolin tentar o chute da entrada da área. A bola sobrou para a Debinha, que balançou a rede na saída de Peyraud-Magnin. A seleção se animou com o gol e tentou virar a partida. Aos 28, Kerolin desviou para fora após falta cobrada na área. 

A animação não foi o suficiente para superar as franceses, que tiveram tranquilidade para retomar o controle da partida e aproveitar os erros das brasileiras. Aos 37, a zagueira Renard escapou da marcação e cabeceou para os fundos da rede. Na sequência, com Marta em campo, o Brasil tentou na base do abafa, mas não assustou as europeias.

Quando é o próximo jogo do Brasil?

Acompanhe tudo sobre:Seleção Brasileira de FutebolFutebol feminino

Mais de Esporte

Após empate com Inglaterra, Eslovênia chega às oitavas de final da Eurocopa pela primeira vez

Medalha ganha por Pelé na Copa do Mundo de 1962 vai a leilão e pode ser vendida por R$ 2 milhões

Qual a fortuna do jogador Vinícius Jr?

Corinthians x Cuiabá: onde assistir e horário pelo Brasileirão

Mais na Exame