Neymar, do Santos: time paulista tem 51,4% de chance de cair (Alexandre Schneider / Correspondente autônomo/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 2 de dezembro de 2025 às 10h56.
Com apenas duas rodadas pela frente no Brasileirão, a parte de baixo da tabela da série A concentra a maior tensão desta reta final.
Duas equipes já estão garantidas na Série B de 2026: Sport e Juventude, ambos com 100% de chances de queda. Outras duas vagas, porém, seguem em aberto. Segundo probabilidades calculadas pelo departamento de estatística da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pelo menos dez times correm o risco de cair para a segunda divisão.
Palmeiras e Flamengo dominam futebol brasileiro com títulos e boa gestãoOs mais pressionados são Fortaleza, Santos, Internacional, Vitória e Ceará, todos com mais de 5% de risco de queda. São os times em situação mais delicada e que dependem diretamente de seus resultados para permanecer na elite do futebol brasileiro.
Outros cinco clubes aparecem com chances inferiores a 1%: Bragantino, Atlético-MG, Vasco, Corinthians e Grêmio. Para esse grupo, seria necessário um alinhamento improvável de resultados.
No caso do Corinthians, por exemplo, o cenário de queda só aconteceria se o time perdesse os dois jogos finais e os rivais diretos vencessem ambos. Ainda assim, o risco existe: 0,001%.
Grêmio x Fluminense: veja onde assistir, horário e escalaçõesDe acordo com Gilcione Oliveira, matemático da UFMG, as chances de rebaixamento de Corinthians e Grêmio são mínimas. "Nesta rodada, se Santos, Inter, Ceará e Fortaleza tropeçarem, as chances de rebaixamento dessas equipes devem ser zeradas", disse ao UOL.