ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

John Kerry: Espero que Lula cumpra as promessas feitas aos EUA

Enviado especial para o clima, da Casa Branca, falou com a EXAME e posou para fotos na saída da reunião entre Lula e Biden

John Kerry: redação da EXAME encontra enviado especial para o Clima da Casa Branca, após encontro entre Biden e Lula em Nova York (Leandro Fonseca/Exame)

John Kerry: redação da EXAME encontra enviado especial para o Clima da Casa Branca, após encontro entre Biden e Lula em Nova York (Leandro Fonseca/Exame)

Publicado em 20 de setembro de 2023 às 19h28.

Última atualização em 21 de setembro de 2023 às 15h41.

De Nova York*

O enviado especial para o Clima, da Casa Branca, John Kerry, disse à EXAME, que a reunião bilateral entre os presidentes dos Estados Unidos e do Brasil foi produtiva, mas que espera que Lula cumpra as promessas feitas ao mandatário americano, Joe Biden.

Kerry encontrou a reportagem logo após o anúncio de uma iniciativa conjunta entre Lula e Biden para melhoria das condições de trabalho nos dois países. Ele parou para aguardar uma integrante da comissão e foi clicado pelo editor de fotografia da EXAME, Leandro Fonseca. "Você só conseguiu a foto porque ela precisou arrumar o sapato", brincou Kerry, posando para mais alguns cliques de Fonseca.

Nesta quarta-feira, 20, Lula e Biden lançaram a Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras, um acordo de cooperação que visa apoiar e valorizar os trabalhadores através da inclusão profissional e da promoção de oportunidades de emprego dignas, como forma de construção de um futuro democrático e sustentável.

parceria funcionará com a atuação de parceiros sindicais dos dois países contando, também, com a participação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e juntará esforços na luta contra o fim da exploração do trabalho forçado e infantil e contra a discriminição de mulheres, pessoas LGBTQI e demais grupos marginalizados no mercado de trabalho.

EXAME abre vagas para workshop prático de ESG com 85% de desconto; veja como participar

"Devemos colocar os trabalhadores no centro das soluções políticas, quando observamos os desafios globais complexos, como as alterações climáticas, o aumento dos níveis de pobreza e a desigualdade econômica. Para isso, devemos impulsionar a inovação por meio de apoio e capacitação para garantir o nosso futuro", disseram os presidentes na declaração conjunta Brasil-EUA sobre a Parceria pelo Direito dos Trabalhadores e Trabalhadoras, divulgada na tarde desta quarta-feira, após o encontro oficial.

Lula e Biden ainda reforçaram suas percepções sobre a digitalização crescente dentro do mercado de trabalho e afirmaram ter "preocupações", apesar disso, o plano usará de plataformas digitais para promover empregos e capacitar os trabalhadores sobre seus devidos direitos. A ideia é que, futuramente, com o desenrolar do projeto, outros parceiros e países sejam envolvidos na cooperação Brasil-EUA.

Veja também: 

Acompanhe tudo sobre:Exame na Assembleia GeralBrasil-EUABrasilEstados Unidos (EUA)Joe BidenLuiz Inácio Lula da SilvaEmpregosDiversidade

Mais de ESG

Na corrida da IA, empresas aceleram para transformar Brasil em hub de data centers verdes

Eco Invest encerra 2025 com R$ 14 bilhões para projetos sustentáveis e novos leilões a vista

Revista Science elege energias renováveis como avanço científico de 2025

Banco Mundial e Caixa investem US$ 500 milhões para acelerar ônibus elétricos no Brasil