ESG

Oferecimento:

LOGOS_Lojas-Renner
Sem nome (500 x 300 px)
randoncorp
CBA_1c0d9a
HYDRO
GOV PARÁ
ALLOS
LOGO SITE AGROPALMA PRETO
epson

COP30: 41% dos brasileiros não esperam mudanças após a Conferência

Pesquisa Genial/Quaest avalia que parcela significativa da população não acredita que haverá mudanças reais após a COP30

Para 84% dos brasileiros, o setor produtivo é o principal culpado pelas mudanças no clima (Leandro Fonseca /Exame)

Para 84% dos brasileiros, o setor produtivo é o principal culpado pelas mudanças no clima (Leandro Fonseca /Exame)

Letícia Ozório
Letícia Ozório

Repórter de ESG

Publicado em 11 de novembro de 2025 às 14h50.

Cerca de 41% dos brasileiros acreditam que a realização da COP30 não fará nenhuma diferença para o Brasil. Essa é uma das descobertas da pesquisa Genial/Quaest, divulgada na manhã desta terça-feira, 11.

A mesma fatia da população, de 41%, acredita que os efeitos esperados são positivos. Os que creem que a COP pode gerar efeitos negativos chegam a 7% da população. 11% das pessoas não sabem ou não responderam.

Mais da metade dos brasileiros não sabiam até o começo de novembro que a 30ª Conferência da ONU sobre as Mudanças Climáticas seria realizada em Belém. Cerca de 48% dos participantes já sabiam que a capital paraense seria a sede da COP30, enquanto 1% não tinham conhecimento ou preferiram não responder. Na divisão entre regiões, o Centro-Oeste e Norte são as áreas do país em que mais pessoas sabiam sobre onde seria realizada a conferência climática, com 61% dos respondentes já cientes do assunto.

COP30: acesse o canal do WhatsApp da EXAME sobre a Conferência do Clima do ONU e saiba das novidades!

No Sul e Sudeste, a taxa da população que sabia que a COP30 será realizada em Belém chega, respectivamente, a 53% e 50%. A região que menos sabia da informação é o Nordeste, com apenas 37% da população ciente do tema.

Cerca de 61% dos entrevistados no Nordeste responderam que só ficaram sabendo sobre a Conferência durante a pesquisa. No Sudeste, a taxa chegou a 49%; no Sul, 47% e no Centro-Oeste e Norte, 38%.

Maioria percebe a mudança do clima

A urgência de discutir as mudanças climáticas é tema ainda de outra pesquisa da Quaest, que avalia a percepção dos brasileiros sobre as mudanças do clima. Cerca de 94% dos brasileiros dizem que já sentiram ao menos um efeito das mudanças climáticas nas regiões onde mora, enquanto apenas 3% afirmam nunca ter sentido nenhum efeito.

COP30: o plano para somar R$ 40 bilhões ao PIB passa pela Amazônia

O efeito extremo mais sentido foram as ondas de calor intenso, descrito por 69% dos participantes da pesquisa. Em seguida estão as secas, citadas por 42%; a mudança no padrão das estações do ano, com 35%, as geadas e ondas de frio, com 34%, os incêndios florestais, com 32%, e as chuvas acima do normal, também 32%. Todos esses casos têm gerado uma preocupação em 77% dos brasileiros.

E quem se responsabiliza por esses eventos extremos? Para 84% dos brasileiros, o setor produtivo é o principal culpado pelas mudanças no clima, seguido pela sociedade de consumo, com 38% das avaliações. O governo e o poder público seriam os culpados para 29% das pessoas, enquanto 6% não conseguem encontrar um culpado.

Acompanhe tudo sobre:COP30Mudanças climáticasBelém

Mais de ESG

Empresa gaúcha inicia projeto pioneiro de hidrogênio verde no Brasil

Projeto da USP leva saúde e pesquisas para comunidades na Ilha de Marajó

Seu setor está em risco? Site mostra impacto do clima na economia brasileira

Na corrida da IA, empresas aceleram para transformar Brasil em hub de data centers verdes