Esfera Brasil

Um conteúdo Esfera Brasil

Plano de inteligência artificial reforça a urgência para regulação do setor

Atração de investimentos e ambiente de inovação podem ser afetados

Plano do governo estabelece a criação de um núcleo de IA do governo, com coordenação do Ministério da Gestão, e que também terá equipes de outras pastas (oatawa/Thinkstock)

Plano do governo estabelece a criação de um núcleo de IA do governo, com coordenação do Ministério da Gestão, e que também terá equipes de outras pastas (oatawa/Thinkstock)

Esfera Brasil
Esfera Brasil

Plataforma de conteúdo

Publicado em 6 de agosto de 2024 às 16h02.

Última atualização em 6 de agosto de 2024 às 16h43.

Tudo sobreGoverno Lula
Saiba mais

Enquanto o projeto de regulamentação da inteligência artificial (IA) segue sem previsão de ser aprovado pelo Congresso Nacional, o governo apresentou na última semana a proposta de um plano brasileiro para o setor, com previsão de investimento de até R$ 23 bilhões em quatro anos, em um movimento que pode beneficiar iniciativas voltadas para a inovação tecnológica e suas aplicações no setor público.

O plano do governo estabelece a criação de um núcleo de IA do governo, com coordenação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e que também terá equipes de órgãos como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Universidade de Brasília (UnB), Serpro, Dataprev e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Para o advogado Daniel Becker, sócio das áreas de Resolução de Disputas e de Proteção de Dados e Regulatório de Novas Tecnologias no BBL Advogados, o plano do governo oferece uma estrutura mais dinâmica e adaptável para o desenvolvimento da IA no Brasil.

“Desse modo, o plano apresentado pelo governo pode servir como uma base prática e imediata, enquanto o projeto de lei deve ser debatido e refinado para atender melhor às necessidades e aos desafios emergentes. Isso evitaria que o texto se torne um obstáculo ao desenvolvimento da IA, permitindo que as diretrizes e práticas recomendadas pelo plano do Executivo guiem um crescimento mais equilibrado e inovador”, afirmou.

De acordo com o senador Eduardo Gomes (PL-TO), relator da proposta na comissão temporária do Senado Federal que trata sobre o tema e que nesta segunda-feira, 5, participou de um evento na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), é esperado que nos próximos dias a Casa realize uma análise mais técnica a respeito do assunto. Nos últimos meses, o colegiado não conseguiu formar consenso sobre a proposta de regulamentação para as empresas do setor, cuja autoria é do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A tendência é que o texto seja analisado pelo plenário após aprovação na comissão.

“Existe essa tentativa de colocar assuntos que estão em legislação paralela no texto e que podem levar a uma dificuldade de analisar o momento atual e entender se a falta de regulação prejudicou o ambiente de inteligência artificial no país”, apontou. O parlamentar ainda disse que “a regulação não será eficiente se carregar em si mesma uma espécie de miniassembleia nacional constituinte” e indicou que o tema deve ser tratado de maneira independente de outras questões que envolvem a propagação de desinformação pelas redes sociais, por exemplo.

Segundo o diretor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), Arthur Pereira Sabbat, o principal risco quando se fala em inteligência artificial envolve a coleta e tratamento de grandes volumes de dados pessoais, o que pode arranhar o direito à privacidade dos indivíduos.

“A maior parte das preocupações relativas ao uso da IA por governos mundiais não se refere à IA utilizada para sistemas de pivô de agricultura, catalogação de rebanhos ou para alimentar sistemas de IA. Também não é preocupação de sistemas de defesa”, disse ele, que também participou do evento na Fiesp.

Acompanhe tudo sobre:Governo LulaInteligência artificial

Mais de Esfera Brasil

Biocombustíveis podem auxiliar economia brasileira contra volatilidade do petróleo

Brasil entra no grupo de países que produzem caças supersônicos com Gripen nacional

Pacote de medidas do governo abrange aproximadamente mil itens de importação

Entenda o crédito emergencial de R$ 15 bilhões para exportadores: como funciona e quem pode acessar