Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

‘Nosso compromisso é com déficit zero ano que vem’, diz Dario Durigan a empresários

Em evento da Esfera Brasil, o novo secretário-executivo do Ministério da Fazenda disse que a meta estabelecida pelo governo é um avanço importante ao País

Modo escuro

Secretário defendeu que o País aposte na transição ecológica e ainda garantiu que não haverá aumento da carga tributária (Esfera Brasil/Divulgação)

Secretário defendeu que o País aposte na transição ecológica e ainda garantiu que não haverá aumento da carga tributária (Esfera Brasil/Divulgação)

O novo secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, participou nesta sexta-feira, 28, em São Paulo, de um de nossos almoços promovidos com empresários. Ele, que assumiu o cargo antes ocupado por Gabriel Galípolo – indicado à Diretoria de Política Monetária do Banco Central –, afirmou que o compromisso do governo é com o déficit zero em 2024. “O déficit zero é um importante avanço e um compromisso de longo prazo”, ressaltou.

Segundo o secretário, as medidas econômicas já adotadas desde o início do governo Lula (PT), entre elas o novo arcabouço fiscal e a reforma tributária, foram essenciais para a melhora do Brasil no indicador da agência de classificação de risco Fitch Ratings. A nota de crédito do País passou de “BB-” para “BB” e, agora, o Brasil está mais próximo de atingir o grau de investimento, uma chancela de bom pagador.

Ainda de acordo com Durigan, a meta de déficit zero vai estar contemplada na Lei Orçamentária Anual (LOA), que deve ser enviada ao Congresso Nacional até 31 de agosto.

Os empresários questionaram o secretário sobre os próximos passos da reforma tributária. Segundo Durigan, a atual reforma, focada no consumo, segue as melhores práticas mundiais com um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual. Para ele, o grande desafio será a reforma do Imposto de Renda, uma vez que “não há uma receita pronta”.

“A reforma da renda não é um consenso, e não existe um modelo premiado. Há países que tributam 80% da renda. É diferente da reforma do consumo, já que o IVA é consenso nos países da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico]”, explicou.

Veja também: 'Nosso atual sistema é um manicômio tributário', afirma a cientista política Marta Arretche

Lula acredita em um Brasil a 100 por hora com nova política industrial e o PAC

Apostas esportivas no Direito brasileiro

No encontro, Durigan defendeu o controverso retorno do voto de qualidade do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) como forma de aumentar a arrecadação da União e controle das contas públicas. “Não é o Carf ideal para a Receita, mas é o Carf possível”, disse aos empresários.

O secretário também reforçou a mensagem do governo federal de que não haverá aumento da carga tributária no País.

Durigan ainda destacou o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que será lançado em agosto e coordenado pela Casa Civil e que pretende dar incentivos para obras em infraestrutura.

Transição ecológica

Aos empresários, Dario Durigan ressaltou a importância de o País apostar na transição ecológica neste momento de reindustrialização. Segundo ele, o debate será liderado pelo Ministério da Fazenda.

“Vamos coordenar esse plano de transição com o governo. É uma oportunidade única para atrair investimentos e gerar emprego”, destacou.

Créditos

Últimas Notícias

ver mais
Eólica offshore pode ampliar em 3,6 vezes a capacidade de energia no Brasil, aponta estudo da CNI
Esfera Brasil

Eólica offshore pode ampliar em 3,6 vezes a capacidade de energia no Brasil, aponta estudo da CNI

Há um dia
Com tecnologia e inovação, EMS supera capacidade de produzir mais de 1 bilhão de remédios ao ano
Esfera Brasil

Com tecnologia e inovação, EMS supera capacidade de produzir mais de 1 bilhão de remédios ao ano

Há 2 dias
‘Favela não é só ambiente de carência, é um lugar também de potência’, diz Preto Zezé
Esfera Brasil

‘Favela não é só ambiente de carência, é um lugar também de potência’, diz Preto Zezé

Há 3 dias
Mineração é a chave para o protagonismo do Brasil na revolução energética
Esfera Brasil

Mineração é a chave para o protagonismo do Brasil na revolução energética

Há 4 dias
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais