Economia

México apela ao Canadá por acordo no Nafta

ÀS SETE - Representantes dos três países continuam com dificuldades em chegar a um acordo para satisfazer as demandas dos americanos

Justin Trudeau: ex-presidente mexicano apelou ao governo canadense para salvar o acordo do Nafta

Justin Trudeau: ex-presidente mexicano apelou ao governo canadense para salvar o acordo do Nafta

DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2017 às 06h27.

Última atualização em 21 de novembro de 2017 às 07h42.

A quinta rodada de negociações entre Estados Unidos, Canadá e México para discutir as mudanças no Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) termina nesta terça-feira. Reunidos na Cidade do México, representantes dos três países continuam com dificuldades em chegar a um acordo para satisfazer as demandas dos americanos, em especial do presidente Donald Trump, que afirma que o acordo prejudica os Estados Unidos.

Às Sete – um guia rápido para começar seu dia

Leia também estas outras notícias da seção Às Sete e comece o dia bem informado:

Os três países concordaram em estender o prazo das conversas até março do ano que vem. Até agora, os legisladores avançaram pouco nos temas mais controversos da mudança, que vão desde a indústria automobilística, laticínios e telecomunicações.

México e Canadá esperam que os Estados Unidos se curvem à pressão doméstica de legisladores e grupos industriais para diminuir suas demandas. Para tanto, o Canadá tem investido diretamente em lobby no Congresso americano.

O negociador-chefe do Canadá, Steve Verheul, em uma reunião com representantes da Câmara de Comércio dos Estados Unidos, afirmou que é preciso que os donos de negócios e empresários usem suas vozes para defender o Nafta

Canadá e Estados Unidos têm uma relação comercial de 1,4 trilhão de dólares e os americanos são responsáveis por 70% de todas as trocas canadenses.

O México é o segundo maior destino de exportações americanas, atrás somente do Canadá, e o terceiro maior parceiro comercial, em uma relação que movimenta 550 bilhões de dólares ano. Em 2013, cerca de 80% dos produtos de exportação do México foram para os Estados Unidos.

Com março se aproximando e pouca definição nas conversas, há o receio de que Trump simplesmente desfaça o acordo e tente parcerias bilaterais.

Os mexicanos estão em situação especialmente delicada. O ex-presidente mexicano, Vicente Fox, durante o final de semana pediu que o presidente canadense, Justin Trudeau, “não abandone o México como um Judas moderno para ir para o lado dos Estados Unidos”.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteCanadáEstados Unidos (EUA)Exame HojeMéxicoNafta

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor