Brasil

Campanha vai incentivar o gosto pela matemática

A SBM e o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) preparam uma série de atividades e práticas educativas divertidas para incentivar os jovens

Coordenador de tesouraria/financeiro (MorgueFile)

Coordenador de tesouraria/financeiro (MorgueFile)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2014 às 16h52.

Matemáticos têm o desafio de incentivar o gosto por esta ciência entre os brasileiros e preparam uma ofensiva para despertar o interesse de estudantes por meio do Congresso Internacional de Matemáticos, evento que ocorre no Brasil em 2018. Será a primeira vez que a América do Sul recebe o encontro, o maior da categoria em todo mundo.

“Temos no Brasil uma situação particular: um país jovem, que faz a maior olimpíada de matemática do mundo e que a população tem pouco acesso ao conhecimento científico”, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Marcelo Viana. Para ele, é preciso incentivar o gosto pela matemática e divulgar a relevância do congresso para o país.

Com antecedência, a SBM e o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) preparam uma série de atividades e práticas educativas divertidas para incentivar os jovens. A primeira delas será o lançamento de uma campanha para crianças, na sede do Impa no Rio na terça-feira (18).

A ideia é apresentar um programa de aulas com experimentos práticos, que será enviado para escolas de todo o país e anunciar o concurso de logomarca do congresso para estudantes. “Por que o fundo das latinhas de refrigerante é curva? Por que a bola de sabão assume aquela forma? Tudo tem uma matemática, que permite economizar nos custos de produção sem perder no volume”, disse o professor do Impa, Emanuel Carneiro, que participa com a palestra Quinze Motivos para Aprender Matemática! Todo material será disponibilizado na internet.

O edital do concurso também será apresentado nos próximos dias. A expectativa é que, entre os prêmios, o estudante vencedor ganhe passagem e hospedagem para participar do congresso de matemáticos em 2018. O evento ocorre a cada quatro anos e reúne cerca de 10 mil pessoas para entrega de prêmios e palestras. A próxima edição será em agosto na Coreia do Sul.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEducaçãoMatemática

Mais de Brasil

Orca carrega filhote morto pela segunda vez e preocupa cientistas; entenda

Energia escura existe? Nova teoria pode mudar visão sobre Universo

Ministros do STF minimizam impacto de decisão da Meta no Brasil

Prefeito de BH, Fuad Noman segue na UTI, mas está lúcido e orientado