Vans comemora 56 anos com 4 novos atletas brasileiros no quadro
Yanca Costa, Jasmim Avelino (surf), Carlos de Andrade (skate) e Felipe Herison (bike) passam a fazer parte do time de embaixadores da marca
Matheus Doliveira
Publicado em 16 de março de 2022 às 11h28.
Última atualização em 17 de março de 2022 às 15h56.
Paul Van Doren, fundador da Vans , costumava dizer que a marca não é só uma empresa de tênis, mas uma empresa de pessoas que fazem tênis. Nesse sentido, os atletas patrocinados sempre foram importantes para construir a imagem e o imaginário da Vans.
Fundada na Califórnia de 1966, a Vans, marca que é a queridinha dos skatistas munda afora, está celebrando 56 anos em 2022. Para marcar mais de meio século de história com os esportes de ação, a marca está apresentando nesta semana seus novos atletas embaixadores no Brasil.
Por aqui, passam a fazer parte do time da Vans os atletas Yanca Costa e Jasmim Avelino (surf); Carlos de Andrade (skate) e Felipe Herison (BMX). Confira o perfil dos atletas:
Yanca Costa
Data de Nascimento: 28/10/1999
Fortaleza/CE
Instagram: @yancacosta_
Evoluindo desde o seu primeiro drop ainda criança, Yanca Costa é dona de um estilo de surf de performance e progressivo, além de carregar em seu currículo o respeitado título de campeã brasileira de surf de 2020. Com apenas 10 anos de idade, a surfista cearense teve que se despedir dos amigos e planos tradicionais de futuro para se mudar com toda a família para o Rio de Janeiro atrás de oportunidades para realizar o seu maior sonho: ser uma surfista profissional.
Hoje, com 22 anos, Yanca acredita que as mulheres estão cada vez mais fortes e empoderadas: “vejo como grande exemplo os times, países ou empresas que estão sendo liderados por mulheres e, juntamente a todo esse movimento, as mulheres negras estão sendo inclusas. Fico muito feliz de viver isso e esse é só o começo da evolução da diversidade”.
Jasmim Avelino
Data de Nascimento: 30/06/1995
Rio de Janeiro/RJ
Instagram: @jasmimavelino
Celebrando a criatividade e a abordagem cultural do surf, a carioca e bicampeã brasileira de longboard, Jasmim Avelino, também é uma das responsáveis do projeto “Bailarinas do Mar”, programa de incentivo ao longboard feminino.
Motivada pelo pai e irmã - surfistas da mesma modalidade - a bióloga formada foi atraída inicialmente pelo amor da família com a natureza e assim como a dinâmica do surf, não encantada somente pelo destino, mas por toda a jornada: aventuras, viagens e momentos inesquecíveis que somente o surf proporciona.
“Através do surf, eu sempre consegui expressar quem eu realmente sou. Ele me traz liberdade, calma e conexão, é o que reflete minha personalidade. É preciso ter muito controle do que está fazendo e ao mesmo tempo deixar fluir, ser leve. O surf de longboard é arte e expressão da criatividade, uma dança, cada um deslizando no seu ritmo”, completa Jasmin.
Carlos de Andrade
Carlos de Andrade “Piolho”
Data de Nascimento: 27/08/1978
Curitiba/PR
Instagram: @carlospiolho
Local de Curitiba, Paraná, Carlos começou a andar de skate em 1987, quando morava do outro lado da rua da pista do Ambiental. Durante o trajeto diário para a escola com sua mãe, ainda criança, observava a energia no espaço e foi atraído pela diversão presente. Pediu um skate emprestado e, desde aquele dia, nunca mais deixou o carrinho de lado.
“Para ser sincero, eu não esperava que uma marca como a Vans um dia fosse me convidar pra fazer parte do time, até porque já estou com 43 anos. Fiquei muito feliz quando recebi a notícia, mas principalmente orgulhoso de poder contribuir com o que a Vans vem fazendo de resgatar a história e valorizar quem já fez e continua fazendo pelo skate brasileiro”, adiciona Carlos de Andrade, popularmente conhecido na cena como Piolho.
Felipe Herison Alves Alexandre “Manerim”
Data de Nascimento: 06/06/2000
Fortaleza/CE
Instagram: @felipemanerim
Pedalando pela primeira vez numa BMX aos 9 anos de idade, Felipe se apaixonou pela modalidade assim que construíram uma pista de esportes de ação próximo à sua casa, também na cidade de Fortaleza, Ceará.
Atraído pelo quadro diferenciando e pelas inúmeras possibilidades de manobras, Manerim também atribui o início da sua relação com o universo das duas rodas à cena: “não posso esquecer da galera, que era muito divertida e carismática. Naquela pista e com aquelas pessoas eu sempre me senti em casa”.
Para Felipe, fazer parte da Família Vans é a oficialização de uma relação natural e já estabelecida, afinal, o piloto está sempre compartilhando as pistas, viagens e campeonatos com Cauan Madona, Gustavo Balaloka e Duda Penso.
Ainda sobre a realização de integrar o time da Vans Brasil, Manerim finaliza: “a Vans representa a arte e cultura do BMX. Hoje, temos muitos novos fãs da Vans graças ao grande trabalho que a marca vem fazendo pela modalidade no Brasil e no mundo”.