Sofia: primeira - e polêmica - princesa latina da Disney
Para muitos fãs e internautas, personagem não teria traços que justificariam a categorização
Da Redação
Publicado em 20 de outubro de 2012 às 15h51.
São Paulo - Além de carregar o título de primeira princesa não-adulta da Disney , Sofia chega às telinhas com um desafio ainda maior: provar suas origens latinas. Branca, de olhos azuis e cabelos castanho-claros puxados para o ruivo, a personagem vem causando polêmica por não lembrar, na visão de muita gente, os traços latinos que lhe foram prometidos pela Disney.
A princesinha dará as caras no filme "Sofia the First: Once Upon a Princess", cuja estreia está programada para ocorrer no Disney Channel americano no dia 18 de novembro. Sofia ganhará ainda uma série de televisão.
No Twitter, usuários afirmaram que a personagem é "tão latina quanto Mitt Romney é mexicano" e que a "latinidade branca" não seria positiva para a comunidade.
Em comunicado à CNN, a Disney afirmou que a gama de personagens de "Sofia the First" refletiria a preocupação da empresa com a diversidade multicultural e que a reação antecipada do público afirmaria esse compromisso. A empresa acrescentou que na história, a mãe da personagem teria nascido em uma terra fictícia, com influências latinas.
Entre as princesas com traços étnicos que integram as produções da Disney, estão Mulan, Pocahontas, Jasmine e Tiana.