Revolução do Churrasco: maior pit do Brasil defuma 500 quilos de carne

Série pega a estrada para mostrar com exclusividade o grande atrativo da Toro Negro Steak House, em Bragança Paulista, que aposta no churrasco americano

O 23º episódio da série Revolução do Churrasco mostra, em primeira mão, o maior pit do Brasil. O equipamento, feito com 3 toneladas de aço, tem 7 metros de comprimento e capacidade para defumar 500 quilos de churrasco de uma só vez. Construído de maneira artesanal após seis meses de planejamento, o pit é a grande atração da Toro Negro Steak House, em Bragança Paulista, no interior de São Paulo.

Assista ao episódio:

 

De acordo com o responsável pelo projeto, Alfredo Mantovani, sócio da casa ao lado de Eduardo Pedroso e Leo Souza, a máquina é muito econômica. Com apenas 20% do carvão gasto nos dois pits antigos é possível fazer a mesma quantidade de carne.

Lenha de café e bochecha bovina
A especialidade de Eduardo, assador pitmaster e zootecnista há 25 anos: selecionar as proteínas premium em frigoríficos, além de preparar a melhor bochecha bovina defumada que a apresentadora da série já provou, entre outras delícias, como costelas suína, brisket (peito) e a tradicional linguiça de Bragança.

Como o local já foi uma fazenda de café, a lenha vem de cafezais da região, o que traz ainda mais autenticidade nos sabores. Para fechar, o mixologista Leo assina a diversificada carta de drinques e também cuida do operacional.

Pit, grelha e cervejas artesanais
O cardápio do restaurante é enorme, com diversas opções feitas em pit e grelha. Mas, para começar, as entradinhas merecem atenção: a porção de pancetta com molho de goiabada e pimenta desmancha na boca, e os bolinhos vaca atolada (de costela com mandioca) e pork ball (copa-lombo suína defumada) têm texturas inesquecíveis. O episódio ainda traz as dicas do mestre-cervejeiro Valdir Wolf, da Villam Bier, cervejaria artesanal instalada no mesmo espaço da Toro Negro. São três tipos da bebida para harmonizar com hambúrguer, picanha e, claro, a famosa bochecha defumada.

View this post on Instagram

O maior pit artesanal do Brasil 💨🔝é feito de 3t de aço, tem 7m de comprimento e capacidade para 500kg de churrasco de uma vez com 80% de economia de carvão - o que significa maior preservação do meio ambiente, inclusive. E essa história de três loucos (@ep_premium @fredus_mantovani @leo_toronegro ) que transformaram uma antiga fazenda de café no interior de SP em um paraíso do #americanbbq vai emocionar o país a partir desta quinta, às 19h 🤘 É o 23° episódio da série semanal #RevolucaoDoChurrasco no IGTV @casualexame @exame E tem ainda harmonização com @valdirwolf_villambier Preparem-se! 💥 #churrasco #americanbbq #pit #toronegro #steakhouse #maiorpitdobrasil

A post shared by Paty Moraes Nobre (@patymoraesnobre) on

Experiência ao estilo american BBQ
Ponto de encontro de apaixonados por motociclismo, colecionadores de carros antigos e apreciadores do estilo american BBQ (churrasco americano), o amplo espaço, com ambientes cobertos e a céu aberto, segue as diretrizes sanitárias em tempos de pandemia de covid-19. Tudo isso faz do local uma excelente opção para vivenciar uma experiência com cerveja gelada, coquetéis autorais e carnes de procedência garantida. Apoio: @GoPro

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.