A entrada na Netflix é um marco e pode aquecer a expectativa para o Oscar de 2024 (Redes Sociais/Divulgação)
Repórter de POP
Publicado em 24 de outubro de 2023 às 16h58.
Última atualização em 24 de outubro de 2023 às 17h10.
Retratos Fantasmas, o mais novo filme do diretor Kleber Mendonça Filho (Aquarius, O Som ao Redor), estará disponível na Netflix a partir do dia 2 de novembro. O longa passou pela temporada de festivais nacionais e internacionais com ótima repercussão e avaliação da crítica.
A entrada na Netflix é um marco e pode aquecer a expectativa para o Oscar de 2024: o filme foi escolhido para representar o Brasil em busca de uma vaga entre os indicados da categoria de "Melhor Filme Internacional". Se vencer, será o primeiro filme brasileiro a alcançar o marco, nunca antes conquistado por qualquer outro filme nacional. O único longa-metragem que chegou a configurar entre os indicados foi "O Que é Isso, Companheiro?" (1998), há 25 anos.
Com produção da Cinemascópio e coprodução e distribuição da Vitrine Filmes, o filme retrata o relacionamento do diretor com os cinemas de rua de Recife, Pernambuco, na época de sua juventude, e como eles foram fundamentais para sua educação como cineasta, além de trazer uma importante reflexão sobre a sociedade.
“Depois de uma trajetória incrível no cinema, com mais de 80 mil espectadores e dez semanas em cartaz, é muito bom saber que Retratos Fantasmas vai agora chegar a um novo público, e especialmente pessoas que não têm acesso à sala de cinema em suas cidades. Ficamos felizes também de poder apresentar o filme na Netflix numa nova master em HDR e Dolby Atmos, nos mais altos padrões de imagem e som em streaming”, afirma Kleber Mendonça.
Retratos Fantasmas teve sua estreia mundial no 76º Festival de Cannes e, também, foi exibido na abertura do 51º Festival de Cinema de Gramado 2023.
Como em tantas cidades do mundo ao longo do século 20, milhões de pessoas foram ao cinema no centro do Recife. Com a passagem do tempo, as ruínas dos grandes cinemas revelam algumas verdades sobre a vida em sociedade.