Casual

Retrato da amante de Modigliani será leiloado em fevereiro

Obra será destaque de grande leilão que será realizado no dia 6 de fevereiro e incluirá também obras de Picasso, Renoir, Kandinsky e Matisse


	Obras de Modigliani em exposição: obra, um retrato da jovem francesa que foi sua musa desde 1917, fez parte da primeira retrospectiva organizada na Itália depois de sua morte
 (AFP/ Giulio Napolitano)

Obras de Modigliani em exposição: obra, um retrato da jovem francesa que foi sua musa desde 1917, fez parte da primeira retrospectiva organizada na Itália depois de sua morte (AFP/ Giulio Napolitano)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de janeiro de 2013 às 19h31.

Londres - Um retrato pintado por Amedeo Modigliani de sua musa e amante Jeanne Hebuterne será o destaque do primeiro grande leilão do ano para a casa Christie's, que será realizado no dia 6 de fevereiro e incluirá também obras de Picasso, Renoir, Kandinsky e Matisse.

"Jeanne Hebuterne (de chapéu)", pintada pelo artista italiano um ano antes de sua morte em 1920, aos 35 anos, tem um preço estimado entre 16 e 22 milhões de libras (25,8 e 35,9 milhões de dólares; 19,3 e 26,6 milhões de euros), anunciaram os organizadores.

A obra, um retrato da jovem francesa que foi sua musa desde 1917, fez parte da primeira retrospectiva organizada na Itália depois de sua morte, durante a Bienal de Veneza de 1922.

Também serão leiloadas obras do espanhol Pablo Picasso (1881-1973), entre as quais se destaca "Nu accroupi", um nu de 1960, que deve ser adquirida por até 5 milhões de libras (8 milhões de dólares, 6 milhões de euros).

Um quadro abstrato do pintor de origem russa Wassily Kandinsky, "Balancement, 1942", avaliado em 8 milhões de libras (12,9 milhões de dólares, 9,6 milhões de euros) e "Jeune fille a la Moresque, robe verte" (1921), do francês Henri Matisse, com uma estimativa máxima de 3,5 milhões, serão as outras atrações.

"Os compradores continuam sedentos pelas melhores obras de arte moderna e impressionista. Garantimos que esta venda fosse centrada em obras significativas dos artistas mais importantes", indicou a casa responsável pelo leilão.

No total, a Christie's espera conseguir cerca de 100 milhões de libras (161 milhões de dólares, 121 milhões de euros) com as 37 obras que colocará em leilão na capital britânica.

Acompanhe tudo sobre:ArteArtes visuais

Mais de Casual

A homenagem da Montblanc aos Jogos Olímpicos

Lembra da Von Dutch? Marca de bonés planeja retorno

Bar da Dona Onça terá menu degustação pela primeira vez

São Petersburgo se volta para turistas do Oriente

Mais na Exame