Casual

Rayssa acerta última manobra e é campeã no mundial de skate

A segunda colocada na etapa da Street League Skateboard foi a medalhista de bronze em Tóquio, Funa Nakayama. A brasileira Pâmela Rosa ficou em quarto

Rayssa na etapa final de Salt Lake City da SLS: brasileira acertou última manobra e conseguiu nota muito alta (SLS/Twitter/Divulgação)

Rayssa na etapa final de Salt Lake City da SLS: brasileira acertou última manobra e conseguiu nota muito alta (SLS/Twitter/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2021 às 18h46.

Última atualização em 30 de agosto de 2021 às 06h28.

A brasileira Rayssa Leal bateu algumas das melhores skatistas do mundo e se sagrou campeã em etapa da Liga Mundial de skate street neste sábado, 28.

Pressionada e acertando a última manobra, que lhe rendeu uma nota de 8,5, Rayssa venceu a final da etapa de Salt Lake City, parte da Street League Skateboard (SLS), campeonato mundial da modalidade street.

A skatista brasileira terminou na liderança com pontuação final de 21,0. A brasileira Pâmela Rosa, também finalista neste sábado, ficou em quarto lugar.

Há um mês, nas Olimpíadas de Tóquio, Rayssa ganhou a medalha de prata e fez história ao se tornar a mais jovem atleta brasileira a ser medalhista olímpica.

Na ocasião, a brasileira também foi eleita, em votação online, como a atleta de todas as modalidades que mais representou o espírito Olímpico em Tóquio.

Na competição deste sábado, Rayssa reencontrou algumas das adversárias de Tóquio. A segunda colocada na competição foi a medalhista de bronze olímpica, a japonesa Funa Nakayama, que ficou com pontuação 20,7.

A japonesa brigou pela liderança durante toda a prova, mas caiu na última rodada.

Já Rayssa, que havia errado na primeira rodada, estava em terceiro lugar pouco antes do fim da prova, atrás da holandesa Roos Zwetsloot, que conseguira uma alta nota de 7,2.

Rayssa precisava de 8,3 na última manobra para vencer a japonesa e a holandesa, e com uma manobra impecável, terminou conseguindo a pontuação de 8,5. 

A medalhista de ouro nas Olimpíadas, a japonesa Momiji Nishiya, também de apenas 13 anos, ficou em sétimo na disputa deste sábado.

Colocação final

  1. Rayssa Leal (BRA) - 21.0
  2. Funa Nakayama (JAP) - 20.7
  3. Roos Zwetsloot (HOL) - 19.6
  4. Pâmela Rosa (BRA) - 16.4
  5. Keet Oldenbeuving (HOL) - 12.5
  6. Mariah Duran (EUA) - 12.3
  7. Momiji Nishiya (JAP) - 10.6
  8. Candy Jacobs (HOL) - 6.9

Skate, paixão nacional

O sucesso dos skatistas brasileiros nas Olimpíadas de Tóquio fez o esporte ganhar os holofotes no Brasil, que tem alguns dos melhores skatistas do mundo.

Após as medalhas olímpicas, o interesse pela modalidade no Brasil disparou.

Segundo o Google, o Brasil foi o país que mais buscou por skate e termos relacionados após as pratas de Rayssa e de Kelvin Hoefler no skate street, em julho. Completou o quadro de medalhas do skate brasileiro em Tóquio Pedro Barros, no skate park

Plataformas de comércio eletrônico, como Netshoes e Mercado Livre, também registraram recordes de vendas de skate, como a EXAME mostrou.

O campeonato desta semana foi transmitido no Brasil pelo SporTV, do Grupo Globo. Os brasileiros estiveram atentos: segundos após a vitória de Rayssa, seu nome já estava entre os temas mais comentados no Twitter.

Fique por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo. Assine a EXAME.

Acompanhe tudo sobre:EsportesSkate

Mais de Casual

12 restaurantes que inauguraram em 2024 em São Paulo

João Fonseca bate Van Assche e vai à final do Next Gen Finals

Guia de verão no Rio: dicas de passeios, praias, bares e novidades da estação

O carro mais tecnológico do Brasil entre R$ 150 mil e R$ 300 mil, segundo ranking EXAME Casual