Mulher correndo: a corrida é um esporte muito recomendado para eliminar as gorduras e emagrecer com saúde (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 22 de abril de 2014 às 11h11.
São Paulo - Época de Páscoa é normal cair na tentação do chocolate. Mas, quando a Semana Santa passar você precisa voltar à forma, evitando mudanças radicais na alimentação. Claro, sem moderação você não vai para lugar nenhum. Porém, a corrida é um esporte muito recomendado para eliminar as gorduras e emagrecer com saúde.
O ritmo do emagrecimento
Em questão de sexos, o masculino é mais espetacular na hora de emagrecer. A maioria dos homens consegue emagrecer e além disso se apegam à corrida, começam a treinar a sério, sem necessariamente ter de seguir uma dieta muito restritiva. As mulheres não conseguem perder peso tão rapidamente, apesar de a maioria delas seguir o regime com vontade.
O problema é duplo. Por um lado as mulheres têm um metabolismo mais lento que tende a guardar gorduras de reserva, e, por outro, não é fácil encontrar mulheres dispostas a começar a correr, porque preferem ir à academia, ainda que não queimem tantas calorias.
Os homens são mais ‘fáceis’ de emagrecer, especialmente os que estão em sobrepeso ou obesos. A explicação: são muito sensíveis às mudanças de alimentação e seu metabolismo não possui recursos para guardar gorduras de reserva facilmente, uma desvantagem na hora de passar fome que se converte em uma vantagem porque só será necessário ‘cuidar’ da alimentação para perder peso sem seguir uma dieta muito sacrificante.
Além disso, os homens têm a vantagem de serem mais receptivos à prática esportiva, especialmente a corrida porque lhes permite treinar quando, onde e quanto queiram e além de poder começar com algum grupo ou amigos que já correm. As mulheres que descobrem a corrida terminam por desfrutar de seus benefícios, ainda que lhe custe mais. Ao final aproveitam das vantagens da corrida para queimar gordura sem deixar de comer.
Siga nossos conselhos
Consuma de 3 a 5 pedaços pequenos de frutas por dia, com casca quando isso for possível. Não é aconselhável ingerir mais do que um pedaço por dia de banana, abacate ou figos.
Beba entre 2 e 3 litros de água por dia, especialmente nos dias de calor e treinamento intenso. Reparta o consumo de água ao longo do dia, evitando beber muito líquido durante as refeições principais.
Se em algum dia for impossível seguir a dieta, não se preocupe. Porém, tenha em mente que para compensar as calorias extras com treinamento, será melhor aumentar o tempo de corrida suave. Siga regrado na dieta, sem diminuir muito a quantidade de alimentação para não desregular seu metabolismo.
Respeite as cinco refeições diárias da dieta. É fundamental que não fique mais de três horas sem ingerir alimentos. Caso seu dia for longo, faça dois lanches maiores por dia, um de manhã e à noite, antes de dormir, com frutas e leite com baixo teor de gordura. Assim você evita que seu corpo consuma massa magra, ou seja, degrade músculo
Experimente chá vermelho todos os dias porque ele favorece a eliminação de líquidos e a perda de gordura, sem uma grande quantidade de cafeína.
Use leite semidesnatado.
Você precisa consumir dois pratos vegetais todos os dias. Pode ser legume ou verdura cozida no vapor ou na panela, ou saladas cruas.
É aconselhável comer de 3 a 5 porções de peixes por semana, de preferência grelhados ou cozidos e sem molhos.
Se optar pela carne vermelha, peça ao açougueiro cortes magros (sem gordura)