Os principais perdedores do Emmy 2013
Confira as produções e atores que tinham grandes chances de vencer o maior prêmio da TV americana, mas não conseguiram chegar lá desta vez
Da Redação
Publicado em 23 de setembro de 2013 às 12h43.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h27.
São Paulo – Sem muitas surpresas, o Emmy Awards premiou, no último domingo, “Breaking Bad” e “Modern Family” nas categorias de melhor série dramática e de comédia , respectivamente. No entanto, isso não significa que a Academia de Televisão, Artes e Ciências dos EUA não deixou ótimas produções de lado. Em um momento altamente produtivo quando se fala em TV , é impossível dar o devido reconhecimento a todos os bons trabalhos. A seguir, você confere alguns dos perdedores que poderiam ter vencido na edição de 2013.
Na última semana, o escritor dos livros que deram origem à série “Game of Thrones”, George R. R. Martin, reconheceu o favoritismo de “Breaking Bad” no Emmy, mas isso não faz de sua produção menos importante. Entre março e junho deste ano, o seriado da HBO foi o mais baixado e o episódio do “Casamento Vermelho” deixou muitos fãs de queixo caído. Mesmo não conseguindo superar o adversário, “Game of Thrones” também merece louros.
Indicada desde o ano passado, a série “Girls” ainda não conseguiu desbancar “Modern Family” (que venceu neste ano pela quarta vez consecutiva), mas tem potencial para conquistar a estatueta. Em janeiro deste ano, a “perdedora” levou para casa o Globo de Ouro de melhor série de comédia e melhor atriz para Lena Dunham. Já em 2012, foi indicada a cinco prêmios, como e melhor série de comédia e melhor atriz, para Lena.
Mesmo com a vitória de “Breaking Bad” na categoria de melhor série dramática, o protagonista Bryan Cranston, que interpreta Walter White, não conquistou o prêmio de melhor ator de série dramática. Surpreendentemente, quem levou a melhor foi Jeff Daniels, de “The Newsroom”, indicado pela primeira vez na categoria.
As críticas altamente positivas sobre o papel do político Francis Underwood, interpretado por Kevin Spacey, não foram suficientes para dar a ele a estatueta de melhor ator de drama, pela série “House of Cards”. Ao lado de Bryan Cranston, o ator que já ganhou dois Oscars também ficou de lado na categoria, neste ano.
O colega de Bryan Cranston também não conseguiu levar a estatueta do Emmy por sua atuação em “Breaking Bad”. Apesar de ser um dos favoritos, Aaron Paul (que encarna Jesse Pinkman na trama) foi ultrapassado por Bobby Cannavale, de “Boardwalk Empire”, uma grande surpresa do prêmio de melhor ator coadjuvante de série dramática. No ano passado, Paul foi quem levou a melhor na mesma categoria.
Também indicado ao prêmio de melhor ator coadjuvante em série dramática, Peter Dinklage era um forte candidato a vencer neste ano, por seu papel de Tyrion Lannister, de “Game of Thrones”. Em 2011, ele levou para casa a estatueta da categoria, mas, em 2012, perdeu o posto para Aaron Paul e, agora, justa-se a ele no banco dos perdedores.
A protagonista de “Scandal”, que encarna o papel de Olivia Pope, tinha tudo para roubar de Claire Danes o troféu melhor atriz em série de drama, conquistado em 2012 e 2013, por seu papel em “Homeland”. Apesar das ótimas críticas a Kerry, Claire manteve o prêmio, tirando a chance da concorrente de ser a primeira afrodescendente a vencer o Emmy nessa categoria.
Pelo segundo ano consecutivo, Amy Poehler, de “Parks and Recreation”, perdeu a chance de vencer na categoria de melhor atriz em série de comédia, conquistada por Julia Louis-Dreyfus, de “Veep”, em 2013 e 2013. A disputa foi bastante acirrada e, por isso, não se pode falar em injustiça, mas é fato que muitos fãs ficaram decepcionados, já que Amy é uma das atrizes de comédia mais aclamadas dos Estados Unidos.
Outra aposta que não vingou em 2013 foi Louis C.K, da série “Louie”, concorrente na categoria de melhor ator em série de comédia. Ele perdeu para Jim Parsons, o Sheldon de “The Big Bang Theory”, que já havia vencido em 2010 e 2011. O histórico de Parsons dava vantagem a ele na disputa, mas Louis – indicado também em 2012 – é atualmente um dos mais queridos comediantes dos Estados Unidos.
Boa parte da mídia americana colocou suas fichas na vitória de Jane Krakowski, da série “30 Rock”, na categoria de melhor atriz coadjuvante em série de comédia, mas quem ficou com o mérito foi Merritt Wever, de “Nurse Jackie”. Com o fim do seriado, foi-se a última chance de ela receber a estatueta por seu trabalho em “30 Rock”.