Os espetaculares jatinhos à mostra no Paris Air Show
Confira as aeronaves executivas que se destacam na feira de aviação que dura até o dia 23 de junho, na França
Da Redação
Publicado em 19 de junho de 2013 às 19h53.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h33.
São Paulo – Em meio a aviões comerciais, militares e helicópteros, jatinhos particulares de cair o queixo também têm seu lugar cativo no Paris Air Show, uma das maiores feiras de aviação do mundo, que teve início no dia 17 e vai até 23 de junho, na França. Um dos modelos que fazem os olhos dos executivos brilharem é o Bombardier Global 6000, com capacidade de 19 passageiros. A aeronave apresenta uma cabine de 60,6 metros cúbicos e tem um sistema multimídia completo. Sua performance é imponente, impulsionada por duas turbinas Rolls-Royce Deutschland BR710A2-20. Os motores, por sua vez, garantem uma velocidade máxima de até 950 quilômetros por hora e um alcance que pode chegar a 11 mil quilômetros.
A aeronave turboélice Beechcraft King Air 350iER é uma das expostas na feira e tem capacidade de 11 pessoas, no total, que se acomodam em uma cabine de quase 6 metros de comprimento. O avião opera em até 10,6 mil metros de altura e atinge a velocidade máxima de 563 quilômetros por hora.
Fabricado pela Dassault, o avião Falcon 900 LX está à mostra em Paris, junto com outros dois modelos da empresa. O jato tem três motores, que chegam a uma velocidade máxima operacional de 685 quilômetros por hora, têm alcance de 8,8 mil quilômetros e altitude máxima de 15,5 mil metros. Em seu espaço interno, é possível acomodar de 12 a 14 pessoas.
Este outro modelo da Dassault também chama a atenção na feira, que fica aberta até o próximo domingo. O Falcon 7X supera o avião anterior em alcance, uma vez que chega a 11 mil quilômetros em uma viagem. Sua capacidade é de 12 a 16 pessoas e a velocidade máxima operacional é a mesma do Falcon 900 LX, 685 quilômetros por hora.
Outro avião fabricado pela empresa de aviação é o Falcon 2000S, que possui um desempenho um pouco inferior ao dos dois modelos produzidos pela marca. A capacidade deste é de oito a dez pessoas e o alcance é de 6,2 mil quilômetros. Assim como os demais produtos da empresa, o Falcon 2000S tem velocidade máxima operacional de 685 quilômetros.
A empresa Gulfstream tem dois jatinhos de cair o queixo no Paris Air Show. Um deles é o G280, que é a mais recente produção da companhia. O modelo tem a cabine mais espaçosa da categoria de jatos executivos super porte médio, podendo ter configurações internas que abrigam de oito a dez passageiros. Com quatro passageiros, o alcance da aeronave é de 6,6 mil quilômetros e a velocidade máxima é de 893 quilômetros por hora.
O segundo modelo da marca exposto na feira é o G650, que possui uma ampla cabine, que pode acomodar confortavelmente oito passageiros, mas abriga até 18, de acordo com a planta escolhida. O alcance, com quatro passageiros, é de 12,9 mil quilômetros, sem nenhuma parada. A velocidade máxima, por sua vez, é de cair o queixo: nada menos do que 982 quilômetros por hora.
O representante da companhia italiana Piaggio Aero Industries a ser exposto em Paris é o P 180 Avanti II, que acomoda até nove passageiros. O avião chega à velocidade máxima de 745 quilômetros por hora e opera em uma altitude de até 12,5 mil metros. Além de seu desempenho, o modelo se orgulha de afirmar que queima 40% menos combustível do que outros da mesma categoria, sendo, portanto, um jatinho alinhado com as questões ambientais contemporâneas.
Mais lidas
Mais de Casual
O carro mais desejado do Brasil acima de R$ 300 mil, segundo ranking EXAME CasualDa Itália ao Brasil: Armani construirá prédio em orla brasileira; saiba maisDe lounge exclusivo a café da manhã com privacidade: Meliá oferece experiência VIP para hóspedesCrudos e fritos: as tendências gastronômicas para o verão