Os carros de luxo que os brasileiros mais sonham em ter
Segundo a Forbes, os modelos alemães são os mais desejados, com a Audi sustentado uma primeira colocação
Da Redação
Publicado em 3 de setembro de 2014 às 22h48.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h03.
São Paulo - Vale a pena sonhar. Com um ranking dominado por europeias, a Forbes mostrou quais são os 10 carros de luxo que os brasileiros mais desejaram no ano passado. Com três alemãs nas primeiras colocações ( Audi , BMW e Mercedes, respectivamente), a lista foi elaborada com base em um estudo da consultoria Digital Luxury Group, que usou dados de 20 milhões de buscas do Google entre janeiro e junho do ano passado. Conheça quais foram os modelos mais desejado.
Nada de Ferrari ou Mercedes, a marca de luxo mais desejada pelos brasileiros é a alemã Audi. Segundo a Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), a montadora vendeu 6.686 modelos no ano passado, bem mais que as 3.936 vendas de 2012.
A medalha de prata ficou com outra montadora alemã: a BMW. A marca também é uma das que mais vende no mercado de luxo automobilístico brasileiro. Desde 1991, foram mais de 70 mil modelos, muito mais que sua principal rival, a também alemã Mercedes-Benz.
E por falar em Mercedes-Benz, a alemã aparece logo atrás de sua concorrente nos "sonhos dos brasileiros". A Forbes destacou que a maioria dos modelos da montadora no Brasil não é de fato luxo, e muito longe disso; são caminhões de carga. Apesar disso, o carro chefe da marca, o Classe C, é desejo de muitos brasileiros.
A campeã de vendas de 2013 aparece na quarta colocação entre as marcas mais desejadas. A Forbes destaca que o Range Rover Evoque brilhou entre os brasileiros com medo de serem sequestrados, visto que foi um dos veículos mais blindados de 2012. Ao todo, foram 10.641 modelos vendidos no ano passado.
O clássico modelo esportivo italiano aparece apenas na quinta posição. Segundo a Abeiva, a Ferrari vendeu 37 carros no ano passado, um carro a menos que 2012.
Apesar de toda a sua tradição esportiva, foi um SUV ajudou a Porsche a se destacar no mercado de luxo brasileiro. O Cayenne foi o oitavo carro de luxo mais procurado, ajudando a montadora alemã aparecer em sexto lugar entre as marcas mais desejadas. Ao todo, foram 1.039 vendas no ano passado.
Com ajuda do XC-60, a Volvo totalizou 2.927 vendas no ano passado, volume mais de 40% menor que o registrado no periodo anterior.
Desejado entre os entusiastas de carros do mundo todo, no Brasil a Lamborghini não poderia ser diferente. Até o cantor Roberto Carlos foi fisgado por esse desejo, e resolveu comprar uma só para ele. Segundo a Abeiva, foram 14 modelos vendidos no ano passado.
Bastante desejado, mas também bastante exclusivo. Desde 1991, foram apenas duas Bugattis vendidas no mercado brasileiro. Mas não é por menos, o Veyron (o quarto carro mais desejado) custa aproximadamente de 2,5 milhões de dólares.
Atravessando o Atlântico, temos a única marca não europeia entre as 10 mais desejadas. A norte-americana Cadillac ainda é novata no mercado de luxo do Brasil, mas se mostrou bem lembrada nos sonhos dos brasileiros.
Mais lidas
Mais de Casual
Os melhores carros do ano de 2024 segundo ranking EXAME CasualSemana Internacional do Café: um dos maiores eventos sobre a bebida do mundo acontece no BrasilChef Rafael Cagali: o único brasileiro a ter duas estrelas Michelin fora do BrasilToyota Hilux e SW4 ganham nova motorização e 10 anos de garantia no modelo 2025