Os 25 melhores filmes de Natal, segundo o Rotten Tomatoes
Site especializado em cinema elencou os longas-metragens que se passam nessa época do ano com melhores críticas até hoje
Da Redação
Publicado em 24 de dezembro de 2014 às 07h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h55.
São Paulo – Basta chegar o fim do ano que pipocam nas telas (e na lembrança) filmes que marcaram o Natal de diversas gerações. “Esqueceram de Mim”, “Férias Frustradas de Natal” e “Meu Papai é Noel” são apenas alguns dos longas-metragens que ocuparam por anos a programação. Mas, apesar de ocuparem a memória afetiva de muita gente, eles não estão entre os melhores que se passam nessa época do ano. Pelo menos é o que indica a lista de melhores produções de Natal elaborada pelo site Rotten Tomatoes, especializado em cinema. Para chegar à lista de 2014, eles usaram uma fórmula que considerou a nota da crítica, o número de resenhas e o ano de lançamento. Não foram considerados programas especiais para TV e filmes que têm cenas de Natal, mas não estão muito relacionados à data. Confira nas imagens a seleção feita pelo site. Você concorda?
Dirigido por Frank Capra, o filme “A felicidade não se compra” (1946) conta a história de um anjo que, para ganhar asas, é enviado para uma importante missão na Terra. Sua tarefa é ajudar um empresário de bom coração que pensa em cometer suicídio. O aspirante a anjo se encontra com o humano na véspera de Natal e tenta mostrar a ele que sua vida vale a pena.
Este longa-metragem traz a história do bom velhinho Kris Kringle (Edmund Gwenn), que trabalha como Papai Noel em uma loja. Quando sua chefe descobre que ele acredita ser o verdadeiro personagem, ela o envia para uma instituição psiquiátrica. Porém, a filha da mulher que o denunciou acredita que ele está falando a verdade e tenta mostrar que ele carrega o espírito do Natal.
Nesta história, lançada em 1942, um crooner e um dançarino (Bing Crosby e Fred Astaire) disputam a atenção e o afeto de uma jovem artista (Marjorie Reynolds), em uma pousada que abre apenas nos feriados.
O enredo de “A loja da esquina” é muito parecido com o de “Mensagem para você” (1998). O filme conta a história de dois funcionários de uma loja de presentes que não se suportam. Eles não sabem, no entanto, que estão se apaixonando um pelo outro, ao trocarem cartas anônimas.
O filme “O Inferno Nº 17” se passa e um campo de concentração para militares americanos prisioneiros, durante a Segunda Guerra Mundial. Quando dois detentos tentam fugir, mas são mortos pelos seguranças alemães, o prisioneiro americano Sefton passa a ser suspeito de ser um informante dos inimigos.
A história de “Se meu apartamento falasse” gira em torno de um ambicioso funcionário de uma empresa que, para conseguir se promover, cede seu apartamento para que seus chefes se encontrem com suas amantes. Mas essa estratégia não dará certo por muito tempo, já que ele se apaixona pela amante de um deles.
“O Estranho mundo de Jack” conta a história de Jack Skellington (Chris Sarandon), uma criatura que vive na Cidade do Halloween, onde todos os anos os seres fantásticos comemoram o Dia das Bruxas. Um dia, Jack resolve sair da cidade e acaba encontrando a Cidade do Natal. Ele não entende bem o conceito do espírito natalino e ordena que sequestrem o Papai Noel, para que faça um Natal também em sua terra. Mas a ideia não trará consequências muito positivas.
No Natal, o detetive John McClane (Bruce Willis) planeja voltar para casa, em Los Angeles, para passar a data com a esposa (Bonnie Bedelia). Mas ela é raptada por um grupo de terroristas e ele terá que salvá-la.
O mistério sobre como Papai Noel consegue entregar todos os presentes em uma única noite é desvendado no filme “Operação Presente”. Escondida embaixo do Polo Norte, uma operação com vários recursos tecnológicos e uma grande equipe garante que nenhuma criança fique sem brinquedo. Mas, quando uma delas é esquecida na noite de Natal, Arthur, o filho mais novo de Papai Noel, recebe a missão de fazer a entrega e fazer com que o espírito natalino continue vivo.
O longa-metragem “Uma História de Natal” se passa nos anos de 1940, quando um garoto tenta convencer todos à sua volta (e até mesmo o Papai Noel) de que é uma boa ideia ganhar uma arma de presente de Natal.
Nesta animação, três moradores de rua encontram uma criança no meio do lixo, em plena noite de Natal. Eles, então, decidem sair em busca de seus pais, para não deixá-la abandonada.
Próximo das festas de fim de ano, o executivo de sucesso Louis Winthorpe III (Dan Aykroyd) troca de lugar com o marginalizado Billy Ray Valentine (Eddie Murphy), vivendo as experiências um do outro. Eles não sabem, no entanto, que essa confusão é causada por uma aposta de dois ricaços, que querem saber se o sucesso de alguém depende apenas da genética ou do meio social.
Lançado em 1944, o longa-metragem “Papai por acaso” conta a história de uma jovem que, depois de participar de uma grande festa, acorda casada e grávida, mas sem se lembrar de quem é o marido e pai da criança.
Em “Na mira do chefe”, Ray (Colin Farrell) e Ken (Brendan Gleeson) são dois matadores de aluguel que são enviados a Bruges, na Bélgica, para descansar. Ainda impressionados com a violência de seu último trabalho, eles tentam aproveitar a cidade pacata.
O filme “Beijos e tiros” mostra a vida de Harry Lockhart (Robert Downey Jr.), um ladrão de meia-tigela que, ao tentar se safar de um assalto, vai parar em um teste para atores. Lá, ele se destaca e é enviado para Hollywood, para fazer um “laboratório” com um detetive, para conseguir encarnar o papel que irá desempenhar.
Dirigido por Arnaud Desplechin, “Um Conto de Natal” mostra o drama da família de Abel (Jean-Paul Roussillon) e Junon (Catherine Deneuve), um casal cuja perda de um dos filhos marcou a vida dos outros dois: Elizabeth (Anne Consigny) e Henri (Mathieu Amalric), que se afastaram na fase adulta. Anos depois, Junon precisa de um transplante de medula e as únicas pessoas que podem ajudar são Henri e o filho de Elizabeth. Diante de uma situação tão delicada, a família se reúne novamente no Natal, para tentar resolver os problemas do passado.
“Papai Noel das cavernas” conta a história de um grupo de caçadores que, no Monte Korvatunturi (Finlândia), descobre uma criatura congelada que acreditam ser o próprio Papai Noel. Eles decidem vender a relíquia, mas isso parece desencadear fatos estranhos: as crianças começam a desaparecer e um grupo de duendes aparece para se vingar.
Também conhecido como “Scrooge”, o filme “Contos de Natal”, de 1951, é uma adaptação da obra de Charles Dickens “Contos de Natal”. A história traz a experiência de um homem avarento que tem a chance de se redimir na noite de Natal ao ser assombrado por três fantasmas.
A comédia de terror “Gremlins” mostra que nem todo presente de Natal pode só trazer coisas boas. O filme conta a história de Billy Peltzer (Zach Galligan), um jovem que ganha uma graciosa criatura de seu pai. O problema é que para que o presente de Natal não dê problemas, é preciso não deixar que ele se molhe, não fique exposto a luz, nem coma após a meia-noite. Tudo isso pode gerar sérias e assustadoras consequências.
O longa-metragem “Um duende em Nova York” conta a história de Buddy (Will Ferrell), um humano criado no Polo Norte por elfos. Um dia, ele decide voltar para a casa de seus pais para passar o Natal, em Nova York. Mas ele tem uma desagradável surpresa, pois seu pai não é exatamente como ele imaginava.
Estrelado por Mel Gibson e Danny Glover, o filme “Máquina Mortífera” mostra os dois agentes da polícia que têm perfis muito diferentes, mas terão que agir juntos para combater uma quadrilha de traficantes de drogas formada por ex-militares que lutaram na Guerra do Vietnã.
O filme Noites Calmas conta a dramática história de um grupo de soldados americanos que, no fim da Segunda Guerra Mundial, em 1944, seguem para uma missão, em que terão que render um pelotão alemão. Porém, antes de partir para uma batalha sangrenta, os dois grupos inimigos largam as armas para celebrar juntos o Natal, em paz.
O filme “Um anjo caiu do céu” traz a história do bispo episcopal Henry Brougham (David Niven), que precisa terminar um projeto de uma catedral. Para que ele consiga finalizar tudo e possa ficar mais tempo com sua família, o anjo Dudley (Cary Grant) é enviado do céu para ajudá-lo. Mas a companhia do ser celestial não agrada o bispo, que passa a sentir ciúmes da relação entre sua esposa e o anjo.
Em plena época de Natal, um novo vilão aparece no caminho do homem-morcego, no filme “Batman – O Retorno” (1992). O longa-metragem dirigido por Tim Burton traz o deformado Pinguim (Danny DeVito), que surge dos esgotos de Gotham City em busca de poder, aliado de um milionário inescrupuloso (Christopher Walken). Outra personagem que agita as festas de fim de ano do herói no longa é a Mulher-Gato, com quem tem uma relação conturbada.
O filme “Papai Noel às avessas” conta as trapaças de Willie T. Stokes (Billy Bob Thornton) e Marcus (Tony Cox), que todo ano se unem para trabalhar como Papai Noel e duende em lojas, mas, com a chegada da grande data, assaltam os estabelecimentos que os contrataram. Mas, em um ano, o plano deles fica ameaçado, pois o gerente Bob Chipeska (John Ritter) e o segurança Gin (Bernie Mac) ficam desconfiados da dupla.
Mais lidas
Mais de Casual
Os 10 melhores restaurantes do Brasil em 2024: veja o rankingOs olhos atentos de Juliana Pereira, CEO da Montblanc no Brasil e observadora de pássarosOs hobbies favoritos de CEOs brasileiros: conheça o que eles fazem nas horas vagas5 tendências para o futuro das vendas de automóveis no Brasil em 2025