Casual

Obra de Christopher Wool deve atingir recorde em leilão

Pintura pode ser vendida por mais de 15 milhões de dólares em um leilão no mês que vem

Christopher Wool: atual recorde mundial de 7,7 milhões de dólares por uma obra de Wool foi alcançado em 2012 em Londres (Getty Images)

Christopher Wool: atual recorde mundial de 7,7 milhões de dólares por uma obra de Wool foi alcançado em 2012 em Londres (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2013 às 14h50.

Nova York - Uma pintura do artista norte-americano Christopher Wool, vista como um dos trabalhos seminais da arte contemporânea, pode ser vendida por mais de 15 milhões de dólares em um leilão no mês que vem, estabelecendo um recorde mundial de preço para o artista, informou a Christie's nesta sexta-feira.

"Apocalypse Now", um quadro de 1988 composto por palavras, será leiloado na venda de Arte Contemporânea e dos Pós-Guerra da Christie's no dia 12 de novembro em Nova York.

Outros destaques são "Balloon Dog (Orange)", uma escultura de Jeff Koons que pode ultrapassar os 33,6 milhões de dólares, recorde atual do artista estabelecido em 2012, e a pintura "Coca Cola (3)", de Andy Warhol.

"Apocalypse Now" exibe a frase "VENDA A CASA, VENDA O CARRO, VENDA AS CRIANÇAS" em letras maiúsculas. As palavras foram tiradas do filme homônimo de 1979 do diretor Francis Ford Coppola.

Brett Gorvy, presidente da Christie's e chefe internacional de Arte Contemporânea e dos Pós-Guerra, descreveu o quadro como semelhante a um quebra-cabeças pintado e disse ser a imagem essencial de nossos tempos.

Nascido em Chicago em 1955, Wool é considerado por especialistas em arte como um dos mais importantes artistas abstratos de sua geração. Suas pinturas são influenciadas por grafites e pelas ruas de Nova York.

O atual recorde mundial de 7,7 milhões de dólares por uma obra de Wool foi alcançado em 2012 em Londres. A obra soletra a palavra "FOOL" (TOLO, em inglês).

Acompanhe tudo sobre:ArteArtes visuaisArtistasCelebridades

Mais de Casual

Os hobbies favoritos de CEOs brasileiros: conheça o que eles fazem nas horas vagas

5 tendências para o futuro das vendas de automóveis no Brasil em 2025

Matheus Nachtergaele: 'Espero que O Auto da Compadecida 2 lembre como é bom ser brasileiro'

Brinde harmonizado: como escolher bons rótulos para as festas de fim de ano