Casual

O poder da massagem para melhorar a performance nos exercícios

A massagem pode ser uma grande aliada da corrida, ajudando a aliviar tensões, acelerar a recuperação e melhorar a performance

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de julho de 2011 às 18h22.

O simples toque das mãos pode ajudar a prevenir lesões e torná-lo um corredor melhor. A massagem, além de ser gostosa, faz bem à saúde. A manipulação de tecidos ajuda a relaxar a musculatura, aumenta a circulação sanguínea, eleva a quantidade de oxigênio levado aos músculos e auxilia o corpo a se livrar mais rapidamente de toxinas como o ácido lático.

Esses processos são especialmente importantes para atletas, que muitas vezes sobrecarregam certas estruturas do corpo. "A ação mecânica realizada pela massagem ajuda a aliviar contraturas musculares e a diminuir processos inflamatórios", diz o fisiologista do exercício Paulo Zogaib, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Exceto em caso de fraturas, rupturas de ligamento, distensões musculares ou dor muito forte, a massagem não tem contraindicações e pode ser feita regularmente, ao contrário de outros tratamentos.

A massagem também pode ajudar a prevenir lesões que poderiam surgir com o esforço dos treinos. "A corrida causa microprocessos inflamatórios que são responsáveis pela dor do dia seguinte. A massagem facilita o sono profundo, momento em que ocorre o reparo dos tecidos", afirma Gabriel Lima, fisioterapeuta e pós-graduando em fisiologia do exercício pela Unifesp.

A massagista Fabiana Branco Lara, que trabalha na área há 15 anos e atende muitos corredores, afirma que nenhuma massagem deve provocar dor. "É importante que você avise ao profissional que está realizando a massagem se sentir qualquer desconforto", diz. Para encontrar um bom massagista, ela sugere pedir indicações a seu treinador, a um fisioterapeuta ou a outros corredores. Segundo Milton Alves, presidente do Conselho Brasileiro de Autorregulamentação da Massoterapia e do Sindicato Nacional dos Terapeutas Naturistas, o preço médio pela hora de massagem em São Paulo é de cerca de 80 reais.

Confira a seguir as principais técnicas de massagem e os benefícios que podem trazer aos corredores.

1 PEDRAS QUENTES

O que é: Aplicação de pedras, normalmente vulcânicas ou cristais, de diferentes tamanhos e formatos para fazer massagem no corpo todo. São utilizadas pedras aquecidas e pedras frias, que oferecem um estímulo profundo sem necessidade de muita pressão.

Benefícios: O contraste de temperatura produz um efeito sedativo e relaxante, além de estimular o sistema circulatório. Deixa o corpo alerta porém completamente relaxado, por isso pode ser feita antes ou depois do treino.

2 SHIATSU

O que é: Baseada na medicina tradicional chinesa, faz pressão com as pontas dos dedos nos meridianos, caminhos de energia que percorrem o corpo — também utilizados na acupuntura. "Shi" quer dizer dedo e "atsu", pressão.

Benefícios: Reequilíbrio físico e energético e fortalecimento do sistema imunológico. Prefira fazer antes de correr. Evite depois de uma corrida forte — se realizado com muita intensidade, pode promover o aumento de processos inflamatórios causados pelo treino.

3 REFLEXOLOGIA

O que é: Parte do princípio de que existem pontos em certas regiões, como os pés e as mãos, que correspondem a cada órgão, glândula e estrutura no corpo. Massageando-se esses pontos, seria possível equilibrar a energia e trabalhar certas áreas sem a necessidade de tocá-las diretamente.

Benefícios: Quando realizada nos pés, pode relaxar e ajudar a prevenir fascites plantares, esporões e tendinites. Promove um relaxamento no corpo todo e pode ser feita antes ou depois da corrida.

4 DRENAGEM LINFÁTICA

O que é: Estimulação do sistema linfático, que transporta e filtra líquidos do corpo, por meio de movimentos suaves, ritmados e lentos em direção às glândulas linfáticas, presentes em todo corpo.

Benefícios: Elimina o excesso de líquidos e as toxinas, inclusive o ácido lático. Mais indicada para depois da corrida — como é bastante suave, pode ser muito relaxante.

5 AYURVÉDICA

O que é: Fruto da medicina tradicional indiana, essa técnica tem diversas variações, sendo que as principais são a Abyanga e Padaghati. Pode ser aplicada tanto com as mãos como com cotovelos, joelhos, punhos e pés. Realiza toques, torções e alongamentos com o auxílio de óleos medicinais preparados especificamente para cada paciente.

Benefícios: Relaxa e alivia tensões. Além disso, realiza alongamentos que são muito bem-vindos antes de uma prova de longa distância.

6 SUECA

O que é: Também chamada de esportiva, é considerada por muitos profissionais a base de todas as outras técnicas de massagem. Utiliza manobras vigorosas com deslizamentos profundos. Quando é realizada de maneira mais suave, também pode ser chamada de relaxante.

Benefícios: Muito popular em provas, pode ser feita antes ou depois da corrida. Além de liberar contraturas, ajuda a relaxar e ativa a circulação sanguínea. Pode ser feita em qualquer parte do corpo.

Acompanhe tudo sobre:Bem-estarBoa formaSaúde e boa forma

Mais de Casual

O carro mais bonito do Brasil entre R$ 150 mil e R$ 300 mil, segundo ranking EXAME Casual

Exposição de arte ao ar livre conecta regiões do enoturismo no Sul do Brasil

Vegetais no centro do prato: como a cozinha vegetal transforma sabores e ressignifica ingredientes

Bienal do Design celebra a diversidade com edição no Nordeste