Casual

Moinho de vento ganha hélice de bambu na Holanda

São Paulo - O designer holandês Gijsbert Koren resolveu dar aos moinhos de vento - famosos símbolos de seu país - um toque de compromisso social. Ao invés de usar madeira e textura de pano nas hélices do moinho, ele optou pelos fios de bambu tecidos por artesãos da Índia. Segundo Koren, devido à concorrência de materiais mais […]

Moinho de vento com hélice de bambu

Moinho de vento com hélice de bambu

Diogo Max

Diogo Max

Publicado em 24 de junho de 2011 às 15h19.

Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 09h32.

São Paulo - O designer holandês Gijsbert Koren resolveu dar aos moinhos de vento - famosos símbolos de seu país - um toque de compromisso social. Ao invés de usar madeira e textura de pano nas hélices do moinho, ele optou pelos fios de bambu tecidos por artesãos da Índia.

Segundo Koren, devido à concorrência de materiais mais baratos, o bambu perdeu sua importância naquele país e teve seu preço rebaixado, o que prejudicou os artesãos, donos de uma cultura milenar. A ideia do designer holandês foi a de encontrar novas aplicações para elevar o preço do bambu e ajudar os artesãos indianos.

"As hélices de bambu melhoram a eficiência do moinho e reduzem o preço de custo. Além disso, ele dá uma imagem ainda mais verde para esse gerador de energia renovável", conta Koren. Os moinhos com hélice de bambu estão em fase de teste na Holanda.

Siga as notícias do site EXAME sobre Design no Twitter

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesignÍndiaInovaçãoSustentabilidade

Mais de Casual

Uma nova geração está assumindo o comando da joalheria Montecristo

Os 6 melhores restaurantes de Pinheiros, em São Paulo, segundo o ranking EXAME Casual 2024

Bernard Arnault, dono da Louis Vuitton, compra participação na controladora da Cartier

Festival cria 'Cidade da Moto' e deve receber 800 mil pessoas e 350 mil motocicletas: veja detalhes

Mais na Exame