Exame Logo

Herdeiros de Robin Williams discordam sobre espólio

Juiz instruiu advogados a trabalharem por oito semanas na resolução de disputas entre os três filhos adultos e a viúva

Robin Williams: "gostaríamos de ver isto resolvido o mais rápido possível", disse um dos advogados (Alessia Pierdomenico/Files/Reuters)
DR

Da Redação

Publicado em 30 de março de 2015 às 20h17.

San Francisco - Um juiz instruiu nesta segunda-feira os advogados que representam o espólio e os herdeiros de Robin Williams a trabalharem por oito semanas na resolução de disputas entre os três filhos adultos e a viúva do ator norte-americano, que discordam sobre a divisão de propriedades e dinheiro .

Susan Schneider Williams busca reaver itens como o smoking usado por seu marido no casamento entre os dois em 2011, assim como obras de arte e móveis da casa do casal em Tiburon, na Califórnia, onde Williams se suicidou em agosto de 2014.

As partes também se desentendem sobre as provisões mensais necessárias para manter a propriedade, ainda habitada pela viúva.

O advogado da viúva, James Wagstaffe, pediu ao juiz Andrew Y.S. Cheng, do Tribunal Superior de San Francisco, para adiar a disposição do testamento de Williams por pelo menos dois meses, enquanto um inventariante e um advogado dos filhos lamentaram que o testamento tenha ido parar em uma vara de sucessões.

“Estamos amigáveis e ninguém está elevando a voz”, disse Wagstaffe ao juiz. “Só que existem mais de 1.200 itens em uma longa planilha, cuja forma final tivemos acesso somente na semana passada.”

A audiência deliberou sobre uma petição protocolada em dezembro por Schneider Williams, a terceira esposa do comediante, na qual ela alega que objetos foram retirados da casa sem o seu consentimento.

“Robin Williams não queria que a casa fosse revirada por dentro, os móveis removidos e a arte retirada das paredes”, disse Wagstaffe à Reuters em frente ao tribunal.

“Esse é um processo normal e não há nada incomum nisso. Se o imóvel é um lago, o que Susan pede é um balde.”

Mas um dos inventariantes responsáveis pelo imóvel, o advogado Andrew A. Bassak, disse ao juiz que Robin Williams havia decidido sobre os quinhões a serem destinados a cada herdeiro e nunca quis que uma lista de posses fosse discutida em público.

"Estou perturbado que tenha acontecido desta forma", declarou Bassak do lado de fora do tribunal.

A advogada dos filhos de Williams - Zachary, Zelda e Cody Williams - concordou com o inventariante.

"Isso se arrasta há tanto tempo", afirmou Meredith Bushnell ao juiz. "São oito longos meses desde o falecimento. Gostaríamos de ver isto resolvido o mais rápido possível."

São Paulo - O ator e comediante americano Robin WIlliams foi encontrado morto em sua casa, aos 63 anos.  Começando sua carreira artística em standups e em seriados televisivos, o ator se tornou mais conhecido por seus trabalhos no cinema .  Apesar de ter atuado principalmente em comédias e filmes para todas as idades, como "Jumanji" (1995) e "Flubber - Uma Invenção Desmiolada" (1997), foi com o emocionante drama "Gênio Indomável" (1998) que o ator levou o Oscar por melhor ator coadjuvante. Veja a seguir outros filmes memoráveis de que Robin Williams participou.
  • 2. Bom Dia, Vietnã - 1987

    2 /11

  • Veja também

    O filme de comédia dramática, ambientado em um momento de guerra, fez com que Robin Williams fosse indicado ao Oscar de melhor ator.
  • 3. A Sociedade dos Poetas Mortos - 1989

    3 /11

  • No famoso filme, o ator interpreta o professor John Keating, que inspira os alunos de uma escola preparatória para jovens a seguirem suas paixões, por métodos nada ortodoxos. Por sua atuação, Robin Williams foi indicado ao Oscar de melhor ator.
  • 4. Tempo de Despertar - 1990

    4 /11

    Em "Tempo de Despertar", Robin Williams interpreta o médico neurologista Malcolm Sayer. Ele foi indicado ao Globo de Ouro por melhor ator de longa-metragem de drama.
  • 5. O Pescador de Ilusões - 1991

    5 /11

    Na comédia dramática, Robin Williams é Parry, um ex-professor de história medieval que se transformou num mendigo vivendo num mundo imaginário. Williams foi indicado para o Oscar de melhor ator coadjuvante e ganhou o Globo de Ouro de melhor ator de longa-metragem musical ou comédia.
  • 6. Uma Babá Quase Perfeita - 1993

    6 /11

    Na comédia dirigida por Chris Columbus e baseada em um romance de Anne Fine, Williams interpreta o protagonista, Daniel Hillard, que se disfarça de mulher e vai trabalhar como babá de seus filhos. O ator ganhou o Globo de Ouro de melhor ator de longa-metragem musical ou comédia.
  • 7. Jumanji - 1995

    7 /11

    O filme americano, muito conhecido pelos brasileiros, foi baseado em um livro infantil de 1982. Robin Williams interpreta Alan Parrish, o filho de um empresário que descobre que dentro de um baú velho há um jogo místico chamado "Jumanji".
  • 8. Gênio Indomável - 1997

    8 /11

    O drama da história do jovem Will Hunting, que é revelado como um gênio da matemática, rendeu a Robin Williams o Oscar por melhor ator coadjuvante, no papel do terapeuta Sean Maguire.
  • 9. Flubber - Uma Invenção Desmiolada - 1997

    9 /11

    Na conhecida comédia, Williams é um brilhante mas distraído professor universitário que tenta aperfeiçoar uma subtância que descobriu por acaso em seu laboratório no porão.
  • 10. Patch Adams - O Amor é Contagioso - 1998

    10 /11

    Robin Williams interpreta Hunter "Patch" Adams, que, após uma tentativa de suicídio, descobre o dom de poder ajudar as pessoas usando o bom humor. O ator foi indicado ao Globo de Ouro de melhor ator de longa-metragem musical ou comédia.
  • 11. A.I. - Inteligência Artificial - 2001

    11 /11

    No filme, que foi dirigido por Steven Spielberg a partir de um projeto de Stanley Kubrick, Robin Williams dubla a voz do supercomputador holográfico Dr. Saber ("Dr. Know").
  • Acompanhe tudo sobre:ArtistasAtores e atrizesCelebridadesHerançaJustiçaRobin Williams

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Casual

    Mais na Exame