Filmes sobre as vidas de Alan Turing e Stephen Hawking disputam estatuetas do Oscar
Um documentário sobre Edward Snowden também irá concorrer a um Oscar em 22 de fevereiro
Da Redação
Publicado em 15 de janeiro de 2015 às 10h25.
Três filmes ligados a personagens da tecnologia irão disputar o Oscar. As indicações ao prêmio foram feitas pela Academia de Hollywood nesta quinta-feira (15).
A Teoria de Tudo e O Jogo da Imitação, cinebiografias de Stephen Hawking e Alan Turing respectivamente, foram indicados ao prêmio de melhor filme.
Eddie Redmayne e Benedict Cumberbatch, que representaram Hawking e Turing nas telas, também irão concorrer ao prêmio de melhor ator.
Citizenfour, filme da cineasta Laura Poitras sobre o Edward Snowden, foi indicado ao prêmio de melhor documentário.
Ao lado do jornalista Glenn Glennwald, Poitras realizou a primeira entrevista concedida por Snowden, dias após a revelação dos documentos secretos da NSA.
Birdman, de Alejandro González Iñárritu, e O Grande Hotel Budapeste, de Wes Anderson, receberam o maior número de indicações, com nove candidaturas cada.
As duas comédias superaram em uma indicação O Jogo da Imitação e em três um dos grandes favoritos, segundo as previsões, ao prêmio de melhor filme, Boyhood: Da Infância à Juventude.
O filme de Clint Eastwood, Sniper Americano, se igualou a Boyhood com seis candidaturas. Foxcatcher, Interestelar, A Teoria de Tudo e Whiplash: Em Busca da Perfeição conseguiram cinco indicações.
Interestelar é a única entre as produções mais indicadas que não disputará na categoria de melhor filme, disputa que contará com a presença de Selma, que recebeu apenas duas indicações.
Entre os indicados a melhor filme de animação, um dos grandes favoritos ao prêmio ficou de fora. Uma Aventura Lego não ficou entre os cinco filmes que irão concorrer a estatueta.
Como Treinar Seu Dragão 2, Big Hero 6, Os Boxtrolls, Song Of The Sea e The Tale Of Princess Kaguya foram os cinco indicados na categoria.
A cerimônia de entrega da 87º edição do Oscar será realizada no dia 22 de fevereiro no Teatro Dolby, em Los Angeles.