Londres - Música house altíssima, luzes coloridas, rostos cheios de glitter e corpos em movimento não se vê em uma típica manhã de dia útil, mas têm sido assim para um número crescente de jovens saudáveis na casa dos 20 anos e de ex-frequentadores de balada que não querem mais varar a noite em festas.
As raves matutinas com nomes como “Morning Gloryville” e “Daybreaker” estão ganhando impulso em cidades de todo o mundo e dando fôlego a um movimento conhecido como “clubbing consciente”.
Seus criadores pretendem criar uma comunidade de festas de música eletrônica com batidas de fruta e café, em vez das drogas e do álcool que são mais comuns nas noitadas.
“É uma questão de mudar a maneira como as pessoas pensam. É uma questão de ampliar corações e mentes”, disse Samantha Moyo, de 28 anos, fundadora do Morning Gloryville, cuja festa recente nas manhãs de terça-feira no famoso clube londrino Ministry of Sound atraiu centenas de pessoas entre as 6h30 e as 10h30.
Os frequentadores são recebidos por anfitriões que lhes oferecem “Abraços Gratuitos”, prática de yoga e massagens. Outras festas proporcionam workshops de cócegas, permitem que as pessoas durmam no local de um dia para o outro e ainda façam guerras de travesseiro.
As grandes empresas já notaram a tendência. O chá Lipton, da multinacional Unilever, patrocinou uma série de eventos matutinos durante o verão local, incluindo uma exibição de cinema com balada e travessia no rio ao nascer do sol. A Imperial Tobacco usou uma festa “rise 'n rave” em janeiro para o lançamento de um novo produto – fitas bucais de sabor café.
Até agora, as festas matutinas estão agradando as pessoas que gostam de começar o dia com uma injeção de energia.
- 1. Sobrr
1 /9(Reprodução)
Sobrr é uma rede social que apaga a cada 24 horas tudo que é postado. Todas as fotos, mensagens e até amizades feitas no aplicativo duram apenas um dia, e nada fica gravado. O uso do aplicativo é bem simples. O usuário só precisa começar postando uma foto e as pessoas que estiverem usando o aplicativo próximo a ele receberam a imagem. Assim como no Tinder, para curtir uma foto o usuário só precisa deslizá-la para a direita, e para passar para outra foto, deslizá-la para a esquerda. Além de curtir a foto que surgir, o usuário também pode comentá-la ou até adicionar a pessoa da foto como amigo. Uma vez aceito o pedido de amizade, essas pessoas desconhecidas entre si poderão trocar mensagens e, depois de 24 horas, a amizade é deletada – a menos que as duas pessoas optem por continuarem amigas selecionando a opção "Keep" ("manter", em inglês) antes do fim das 24 horas.
2. Cocktail Flow 2 /9(Reprodução)
Cocktail Flow é um aplicativo que ensina a fazer centenas de drinks. O usuário pode pesquisar entre os drinks disponíveis pela bebida base (vodka, tequila, etc), pelo tipo (tropical, shots, etc), pela cor ou pelo nome. A página dos drinks apresenta os ingredientes, o modo de preparo e uma lista de similares. É possível também procurar drinks por meio dos ingredientes disponíveis. O usuário assinala o que ele tem e o aplicativo dá uma lista dos drinks possíveis. Também há algumas lista de compras sugeridas pelo app para a proudução de certos drinks. Outra seção do app é a de guias. Nele há três opções: uma introdução de como preparar drinks, uma lista de objetos que auxiliam na produção e dicas para melhorar a aparência das bebidas na hora de servir.
3. Calculadora de Bebida 3 /9(Reprodução)
Calculadora de Bebida é um aplicativo que busca ajudar o usuário a descobrir qual a opção mais econômica na hora de comprar cervejas ou refrigerantes no mercado. O aplicativo está disponível apenas para o sistema Android e, além de ser muito fácil de usar, também funciona sem a necessidade de conexão com a internet. Para começar a usar a Calculadora de Bebida, é preciso que o usuário apenas escolha se irá realizar cálculos com recipientes de cerveja ou de refrigerantes. Após escolher o tipo de pesquisa, irão aparecer na tela várias opções de recipientes, como Litrão, Garrafa 600 ml, Long Neck 355 ml, entre outras. Basta que o usuário identifique no rótulo do produto o seu volume e encontre a opção correspondente no aplicativo. Em seguida, é só digitar o preço de cada uma das opções — lata, latão, long neck, etc. — e clicar no botão “Calcular”, localizado na parte inferior da tela.
4. Wise Drinking 4 /9(Reprodução)
O aplicativo Wise Drinking busca ajudar usuários a aproveitar a bebida sem excessos, manter um histórico de consumo do álcool e chegar em casa em segurança. A principal ferramenta do app é a Alcoolemia, que mede, sem total precisão, a quantidade de álcool no sangue do usuário. Feita a Alcoolemia, o Wise Drinking diz se o usuário pode dirigir ou não. Utilizando o app aqui no Brasil, nunca alguém está apto a dirigir depois de beber, diante da tolerância zero. O usuário também pode escolher entre duas opções: ativar notificação para ele realizar uma Alcoolemia novamente, ou "Fim da Festa", em que aparece um mapa com opções de transporte público para ir embora do local.
5. Stey App 5 /9(Reprodução)
Stey App é um programa gratuito, desenvolvido por brasileiros, que permite aos seus usuários gravar vídeos de até 15 segundos com trilhas sonoras e compartilhá-los com seus amigos. O usuário pode escolher qual a melhor trilha para o seu vídeo entre as mais de 20 milhões de músicas disponíveis no iTunes. E dá até para classificar o tema da gravação com as categorias Party e Dance, além de outras 25 opções. O aplicativo também permite a gravação de vídeos no modo slow (câmera lenta) e fast (vídeo acelerado). A função slow está disponível apenas a partir do iPhone 5S.
6. NowMe 6 /9(Reprodução)
O NowMe é um aplicativo brasileiro voltado para a paquera em locais específicos, como bares ou baladas. Para isso, o serviço usa tecnologia GPS para restringir o alcance de cada usuário para apenas 500m, com o objetivo de garantir que as pessoas estejam realmente no mesmo lugar — é isso que o diferencia do Tinder, apesar da proposta e interface semelhantes.
7. OnPlaces 7 /9(Reprodução)
A rede social OnPlaces, para iPhone, permite que duas pessoas que estão no mesmo local se conheçam. Caso o usuário já esteja em um bar, restaurante, balada ou outro tipo de espaço de lazer, basta procurar o estabelecimento e clicar em participar. Dentro da página do local há duas abas. A primeira mostra os participantes, com os quais é possível interagir. Dá para ver o perfil da pessoa e aí curtir ou conversar. Em lugares grandes, por exemplo, pode ser uma ótima oportunidade de conhecer alguém que nem sempre está no alcance de visão. Em um bar menor também é útil para dar aquele primeiro passo e iniciar um contato. Caso ache alguém inconveniente, dá para bloquear também.
8. Blendr 8 /9(Divulgação)
O Blendr é um aplicativo para Android e iOS que ajuda o usuário a encontrar possíveis parceiros ou parceiras próximos. Funcionando como uma rede social, o app utiliza a localização do usuário para encontrar pessoas que também fazem parte da rede e estão próximas. Basta então selecionar uma delas e tentar entrar em contato pelo próprio Blendr. Os perfis dos usuários do app costumam ser bem completos com uma série de fotos e vários detalhes, como interesses, idade e até distância da pessoa para a posição atual do interessado. O Blendr, no entanto, traz muitos perfis falsos, que podem acabar frustrando a busca. Mas esse é um aspecto até comum de serviços semelhantes e pode até ser um pouco desconsiderado.
9. Grondr 9 /9(Reprodução)
Antecessor do Blendr e também com versões para Android e iOS, o Grindr é um app de encontros que funciona praticamente da mesma forma. A grande diferença é o público alvo: enquanto o Blendr é voltado para homens e mulheres heterossexuais, o Grindr visa atingir os homossexuais. O aplicativo funciona como uma rede social, e utiliza a localização do usuário para encontrar pessoas que também fazem parte da rede e estão próximas. Basta selecionar uma deleas e tentar entrar em contato. Os perfis dos usuários do app costuma ser bem completos, com fotos e informações, como interesses, idade e distância, como acontece no Blendr.