Ecocapsula — uma microcasa ecológica para levar aonde quiser
E os criadores garantem que ela oferece todo a conveniência do lar, doce lar. E, aí, você encararia?
Vanessa Barbosa
Publicado em 23 de agosto de 2015 às 10h37.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h34.
São Paulo - Que tal uma casa para chamar de sua que seja compacta (pra facilitar a limpeza), que gere a própria energia (para economizar na conta de luz) e que possa ser levada para qualquer lugar do mundo (qualquer mesmo)? Se você já sonhou com uma casa assim, acredite, ela existe e se chama Ecocapsula. Projetada por jovens do estúdio Nice Architects, da Eslováquia, a microcasa oferece flexibilidade para seus ocupantes, é portátil e 'off the grid'. Ela tanto pode ser uma moradia permanente ou servir a outros fins, como uma estação de pesquisa independente ou uma "pousada" em áreas mais isoladas.
A microcasa é alimentada por uma turbina eólica no teto complementada com um conjunto de células solares. O sistema de alimentação dupla abastece uma bateria de alta capacidade que, segundo os arquitetos, garante energia suficiente para os períodos de pouco sol e vento, quando há redução na atividade de geração.
Embora pequena em tamanho, seus criadores dizem que cada Ecocapsula abriga confortavelmente dois adultos e garante a conveniência das instalações de uma casa comum.
Em sua versão padrão (outras devem vir em breve), a Ecocapsula possui "cozinha com pia, banheiro e chuveiro de água quente".
Sua forma esférica é otimizada para a coleta de água da chuva e orvalho que, depois de filtrada, pode ser usada pelos habitantes.
Um dos pontos altos dessa casa é a facilidade de transporte. Seus criadores garantem que ela cabe em um contêiner padrão e dispensa preparações especiais para ser transportada. E mais: elas também pode ser enviada por avião e até mesmo carregada por uma caminhonete.
Esta imagem dá uma ideia geral de como é a divisão dos espaços dentro da Ecocapsula. As pré-encomendas devem começar ainda este ano, com entrega das unidades prevista o primeiro semestre de 2016. Os preços ainda não foram divulgados.
Mais lidas
Mais de Casual
Os 10 melhores restaurantes do Brasil em 2024: veja o rankingOs olhos atentos de Juliana Pereira, CEO da Montblanc no Brasil e observadora de pássarosOs hobbies favoritos de CEOs brasileiros: conheça o que eles fazem nas horas vagas5 tendências para o futuro das vendas de automóveis no Brasil em 2025