Do campo à xícara: saiba o caminho que o café percorre até chegar a sua mesa
Você sabe qual o caminho a bebida percorre até chegar a sua xícara?


Colunista
Publicado em 20 de julho de 2024 às 08h55.
Não existe melhor maneira de iniciar o dia do que tomando uma xícara quentinha de café. Além de ser ótimo para a saúde, dá disposição para enfrentar os desafios do cotidiano. Mas você sabe qual o caminho a bebida percorre até chegar a sua xícara? A gente te conta.
Plantio, florada e colheita do café
Tudo começa no campo, onde o solo é preparado para receber as sementes de café. A a adubação e o manejo de pragas e doenças ocorrem nessa fase, processo muito importante a fim de evitar que a futura plantação seja comprometida ou até perdida.
Responsável por afetar o crescimento e o desenvolvimento das plantas, o clima é um fator determinante. Por isso, o plantio se dá durante o período de chuvas, cujo objetivo é aproveitar a umidade do solo.
Na primavera, ocorre a florada, entre os meses de setembro e novembro. Nessa etapa, as flores (sua função é dar origem ao fruto e proteger a semente) da planta começam a sair e deixam a plantação com um aspecto visual muito bonito e um aroma único e inesquecível. A quantidade de floradas vai depender dos aspectos ambientais, como radiação solar, temperatura, disponibilidade de água, dentre outros, e das características da espécie cultivada.
Após um período de aproximadamente sete meses (o tempo pode variar de acordo com a região), ocorre a colheita. Ela pode ser realizada de forma manual, mecanizada ou com derriçadeiras portáteis.
A secagem e o beneficiamento do café
A secagem é o momento em que os grãos de café colhidos são secos, fundamental, pois influencia na qualidade final do produto. Existem três formas de secá-los: no terreiro, mecânica e híbrida, onde há um sistema de ventilação a ar.
A etapa em que os grãos serão transformados em café verde chama-se beneficiamento. As impurezas como terra, folhas e até pedras são removidas.
O café na indústria
Ao chegar na indústria, o café passa por um rebeneficiamento com o intuito de eliminar defeitos, potencializando a qualidade dos lotes. É nesse momento que ocorre a classificação por tamanho, peso, cor e propriedade.
Após torrado, o café é embalado e transportado para as gôndolas dos supermercados e empórios, onde você irá comprá-lo.
Valorize cafés de qualidade
Com o objetivo de valorizar o café e os profissionais sérios envolvidos na indústria, independentemente do estilo que melhor se adapta ao seu paladar, escolha cafés certificados pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). É garantia de sabor, rastreabilidade, qualidade e segurança!
Turismo de café para os amantes da bebida
Aos que desejam se aprofundar na trajetória do café e vivenciar as etapas da bebida de perto, existem destinos turísticos com essa finalidade. Neste texto, abordamos o tema com mais profundidade. Confira!
Acompanhe a nossa coluna e fique sempre por dentro das novidades relacionadas ao universo do café!

2 /10Os chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, do Origem: pesquisa sobre o povo brasileiro para desenvolver o cardápio(2º lugar - Origem (Salvador). Os chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, do Origem: pesquisa sobre o povo brasileiro para desenvolver o cardápio.)

3 /10Prato da Casa do Porco, em São Paulo: apesar do cardápio com base em carne suína, existe a opção de menu vegetariano(3º lugar - A Casa do Porco (SP). Prato da Casa do Porco, em São Paulo: apesar do cardápio com base em carne suína, existe a opção de menu vegetariano)

4 /10Experiência no Oteque: apenas para 30 pessoas por vez(Experiência no Oteque: apenas para 30 pessoas por vez)
+ 6