Casual

Disputa no Rio deve ser entre cinco escolas de samba

Beija-Flor, Salgueiro, Imperatriz, Unidos da Tijuca ou Portela são as mais cotadas para o título de 2015

Desfile da Portela: a escola foi a responsável pela maior emoção do ano (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Desfile da Portela: a escola foi a responsável pela maior emoção do ano (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2015 às 13h13.

Rio de Janeiro - Cinco escolas de samba chegam nesta quarta-feira à apuração das notas dos jurados com chances reais de vitória. Ninguém há de clamar por justiça se Beija-Flor, Salgueiro, Imperatriz, Unidos da Tijuca ou Portela saírem da Apoteose com o título de 2015.

Mas os motivos do favoritismo de cada uma diferem. Turbinada por uma fortuna da ditadura da Guiné Equatorial, obscuro país da África Ocidental (fala-se em R$ 10 milhões), a Beija-Flor mostrou a habitual opulência, com carros alegóricos impressionantes pelas dimensões e perfeição.

A gigante de Nilópolis chegou com vontade de ganhar ao sambódromo, por causa da sétima colocação de 2014, e deu o costumeiro show de competência.

Ao falar de Minas Gerais, o Salgueiro, que conta com Renato Lage (em parceria com a mulher, Marcia Lage), o melhor carnavalesco da atualidade, também se destacou pela plástica impecável. Teve luxo e criatividade.

A Imperatriz, que falou da África e ainda desfilou imediatamente depois da Beija-Flor, conseguiu dar novas cores a animais, à vegetação e a rituais tribais.

Desacreditada, a atual campeã, a Unidos da Tijuca, provou que tem fôlego sem Paulo Barros, o carnavalesco que lhe deu o troféu de 2014 e mais dois (2010 e 2012).

A escola, falando da Suíça e de Clovis Bornay, foi inventiva e teve humor, ao usar personagens pop, como os do filme "A fantástica fábrica de chocolate" (talvez um legado de Barros) e fazer nevar na Sapucaí.

A Portela foi a responsável pela maior emoção do ano, com um desfile embalado pelo samba mais popular e precedido por paraquedistas lançados no meio da avenida.

Acompanhe tudo sobre:Carnavalcidades-brasileirasEscolas de sambaMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais de Casual

The Macallan comemora 200 anos em colaboração com El Celler de Can Roca

São Paulo sedia Copa do Mundo de Beach Tennis 2024 pela segunda vez; confira data e local

Olimpíadas de Paris: hotéis cortam preço de diárias em até 41% para atrair turistas

Moda e esporte: lançamentos tênis se voltam às colaborações; confira

Mais na Exame