De comédias a dramas, 10 filmes memoráveis de Robin Williams
O ator e comediante morreu hoje, aos 63 anos. Começando com standups e seriados, ficou conhecido tanto por filmes de comédia para a família quanto dramas
Mariana Fonseca
Publicado em 13 de agosto de 2014 às 08h39.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h05.
São Paulo - O ator e comediante americano Robin WIlliams foi encontrado morto em sua casa, aos 63 anos. Começando sua carreira artística em standups e em seriados televisivos, o ator se tornou mais conhecido por seus trabalhos no cinema . Apesar de ter atuado principalmente em comédias e filmes para todas as idades, como "Jumanji" (1995) e "Flubber - Uma Invenção Desmiolada" (1997), foi com o emocionante drama "Gênio Indomável" (1998) que o ator levou o Oscar por melhor ator coadjuvante. Veja a seguir outros filmes memoráveis de que Robin Williams participou.
O filme de comédia dramática, ambientado em um momento de guerra, fez com que Robin Williams fosse indicado ao Oscar de melhor ator.
No famoso filme, o ator interpreta o professor John Keating, que inspira os alunos de uma escola preparatória para jovens a seguirem suas paixões, por métodos nada ortodoxos. Por sua atuação, Robin Williams foi indicado ao Oscar de melhor ator.
Em "Tempo de Despertar", Robin Williams interpreta o médico neurologista Malcolm Sayer. Ele foi indicado ao Globo de Ouro por melhor ator de longa-metragem de drama.
Na comédia dramática, Robin Williams é Parry, um ex-professor de história medieval que se transformou num mendigo vivendo num mundo imaginário. Williams foi indicado para o Oscar de melhor ator coadjuvante e ganhou o Globo de Ouro de melhor ator de longa-metragem musical ou comédia.
Na comédia dirigida por Chris Columbus e baseada em um romance de Anne Fine, Williams interpreta o protagonista, Daniel Hillard, que se disfarça de mulher e vai trabalhar como babá de seus filhos. O ator ganhou o Globo de Ouro de melhor ator de longa-metragem musical ou comédia.
O filme americano, muito conhecido pelos brasileiros, foi baseado em um livro infantil de 1982. Robin Williams interpreta Alan Parrish, o filho de um empresário que descobre que dentro de um baú velho há um jogo místico chamado "Jumanji".
O drama da história do jovem Will Hunting, que é revelado como um gênio da matemática, rendeu a Robin Williams o Oscar por melhor ator coadjuvante, no papel do terapeuta Sean Maguire.
Na conhecida comédia, Williams é um brilhante mas distraído professor universitário que tenta aperfeiçoar uma subtância que descobriu por acaso em seu laboratório no porão.
Robin Williams interpreta Hunter "Patch" Adams, que, após uma tentativa de suicídio, descobre o dom de poder ajudar as pessoas usando o bom humor. O ator foi indicado ao Globo de Ouro de melhor ator de longa-metragem musical ou comédia.
No filme, que foi dirigido por Steven Spielberg a partir de um projeto de Stanley Kubrick, Robin Williams dubla a voz do supercomputador holográfico Dr. Saber ("Dr. Know").