Curta da Disney dirigido por brasileiro é finalista do Oscar
Trabalho Interno é protagonizado pelos órgãos internos de Paul, um burocrata que vive uma rotina entediante
Da Redação
Publicado em 25 de novembro de 2016 às 17h08.
Última atualização em 30 de dezembro de 2016 às 16h54.
Ainda não sabemos se Aquarius consegue emplacar para Sonia Braga uma indicação ao Oscar de melhor atriz. Ou se Pequeno Segredo será selecionado para a categoria melhor filme estrangeiro.
No entanto, há um brasileiro mais próximo de ser indicado à premiação em 2017. Trata-se do paulista Leo Matsuda, diretor e roteirista de Trabalho Interno ( Inner Workings ), um dos dez finalistas da categoria de melhor curta-metragem animado, como anunciado na última quarta-feira (23), para a toda-poderosa Disney.
Trabalho Interno é protagonizado pelos órgãos internos de Paul, um burocrata que vive uma rotina entediante, mas pelo que o trailer abaixo mostra, gostaria de ter uma vida mais divertida.
"[ O curta ] É especial para mim porque reflete diretamente um tema da minha vida com o qual muitas pessoas se identificam imediatamente: a batalha constante entre nossos corações e nossos cérebros", disse Matsuda em entrevista ao UOL em outubro. Neste mês, ele veio a São Paulo participar do festival Anima Mundi.
Matsuda tem 34 anos e vive há oito em Los Angeles. Ele estudou animação de personagens na California Institute of the Arts e design industrial na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
O artista é o primeiro brasileiro a dirigir um curta para o estúdio do Mickey Mouse – ele já trabalhou no departamento de storyboard dos longas Zootopia (2016), Operação Big Hero (2014) e Detona Ralph (2012). Por este, Matsuda foi indicado ao prêmio Annie, o "Oscar da animação", na categoria de storyboard de longa-metragem.
Trabalho Interno será divulgado em sessões de Moana – Um Mar de Aventuras , a nova animação da Disney, cuja estreia no Brasil está agendada para 5 de janeiro.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anuncia os candidatos ao Oscar em 24 de janeiro – saberemos na data se seremos representados por Matsuda na categoria de curta animado ou não. A cerimônia da premiação acontece em 26 de fevereiro, no teatro Dolby, em Hollywood.
Veja no UOL a lista dos concorrentes do artista.
Veja o Tumblr de Matsuda, com várias artes incríveis.