Casual

Conheça o único vinho tinto brasileiro premiado em concurso na França

Na avaliação, foram degustados 729 vinhos da uva Gamay, provados por 180 especialistas internacionais. Deste total, 267 foram premiados

Miolo Wild Gamay 2023: vinho feito na Campanha Gaúcha. (Divulgação/Divulgação)

Miolo Wild Gamay 2023: vinho feito na Campanha Gaúcha. (Divulgação/Divulgação)

Gilson Garrett Jr.
Gilson Garrett Jr.

Repórter de Lifestyle

Publicado em 6 de fevereiro de 2024 às 07h13.

Última atualização em 7 de fevereiro de 2024 às 09h44.

A uva Gamay é uma das mais importantes da França e produz alguns dos maiores vinhos do país. Ela tem um parentesco da casta Pinot Noir e produz o célebre Beaujolais. Mas não é só em território francês que a cepa se destaca. Há experiências bem-sucedidas na Suíça, na Itália e até no Brasil. É justamente para atestar a qualidade do vinho feito com a uva Gamay que foi criado o Concours International du Gamay.

A última edição, realizada no dia 13 de janeiro em Lyon, na França, premiou os melhores rótulos do mundo produzidos com a uva. Foram degustados 729 vinhos Gamay, avaliados por 180 especialistas internacionais, sendo que 267 foram premiados. Só podiam participar rótulos feitos como, no mínimo, 85% da casta.

O concurso concedeu medalhas de ouro e prata, sendo premiados vinhos da França, Suíça e Itália. Entre os melhores estava um único de fora deste grupo: o brasileiro Miolo Wild Gamay 2023.

Elaborado a partir de uvas Gamay, cultivadas nos vinhedos do Seival, na Campanha Meridional, a partir de dois clones franceses, Gamay Frou e Gamay de Bouze, o vinho é resultado do processo de maceração carbônica, sem adição de sulfitos e fermentação com leveduras selvagens da própria uva.

Para Adriano Miolo, diretor superintendente da Miolo Wine Group, receber este reconhecimento da Federação dos Vinhos Beaujolais é motivo de orgulho. A Miolo é pioneira no Brasil a elaborar um Gamay desta forma, a exemplo do que ocorre na França.

“Poder elaborar um vinho com baixa intervenção como este mostrou o quanto a Miolo tem processo e capacidade produtiva para colocar no mercado vinhos altamente diferenciados. Quando decidimos fazer um vinho com este conceito já percebíamos que o que era apenas uma ideia logo se tornaria uma tendência. Hoje, brindamos a consolidação de um projeto que está apenas começando”, comemora.

O Gamay brasileiro

Límpido, de coloração rubi intensa com bordas violáceas, o Gamay da Miolo apresenta alta intensidade aromática e tipicidade trazido pelo processo de maceração, com aromas de morango, goiaba e maçã caramelada. Na boca, um vinho de estrutura leve, equilibrado, extremamente agradável e descompromissado. Ideal ser degustado como aperitivo com temperatura entre 10°C e 12°C.

Devido sua baixa concentração tânica (quando amarra a boca) harmoniza muito bem com saladas, sopas, peixes, massas de molhos brancos, pizzas, carnes brancas e queijos de massa mole e semidura, com destaque para o Emmenthal.

Em 2023, foram 40 mil garrafas, numa produção limitada que historicamente esgota em poucos meses. Tem preço de R$ 70,98 na loja da marca.

LEIA TAMBÉM >>> Os 13 melhores vinhos brasileiros, segundo concurso internacional

Campanha Gaúcha

O Miolo Wild Gamay é um vinho que entrega toda diversidade da Campanha Gaúcha, que vem se destacando não somente nas variedades tradicionais como também em castas pouco conhecidas como a Gamay. A região na fronteira com o Uruguai e a Argentina tem um solo mais arenoso e com boa drenagem. Possui o que podemos chamar de “algo a mais”, característica encontrada em poucos lugares no mundo.

Em 2020, a região passou ter Indicação Geográfica, que atesta e garante ao consumidor um patamar mais elevado na qualidade dos vinhos. A Miolo, uma das maiores vinícolas do país, tem duas iniciativas por lá: a Almadén (com produção anual de 4 milhões de litros) e a Seival (com 1,3 milhão de litros).

No ano passado, o grupo teve dois destaques de lançamentos, um Malbec com paladar semelhante aos potentes argentinos, e um Trebbiano, um vinho branco leve que lembra os Vinhos Verdes de Portugal, propício para o verão.

Acompanhe tudo sobre:VinhosBebidasbebidas-alcoolicas

Mais de Casual

Porsche, camisetas e drinques: parcerias e novidades no mundo do café

Vinícola gaúcha com quase 100 anos investe R$ 10 milhões e lança marca de vinhos finos

Em São Paulo para o GP de Fórmula 1? Confira 10 restaurantes para aproveitar na cidade

Geração Z gasta mais com alimentação do que com viagens e roupas